A revista Time tem novo dono. Cerca de oito meses depois de o grupo de comunicação Meredith ter comprado o grupo Time Inc. — que detém a publicação norte-americana –, por 2,4 mil milhões de euros, a editora aceitou vender a revista no valor de 190 milhões de dólares — cerca de 163,3 milhões de euros — a Marc Benioff e à sua mulher Lynne.

Benioff, fundador e presidente executivo da plataforma de programas de gestão Salesforce, com sede em São Francisco, na Califórnia, anunciou a compra da publicação, afirmando que se trata de um investimento de família e que não se vai envolver na gestão da revista ou nas suas decisões jornalísticas, muito menos associá-la ao negócio da Salesforce.

Segundo o El Pais, desde a compra do grupo Time Inc. que ficou claro que o perfil da revista Time, publicada semanalmente, não encaixava com o resto das publicações. O Meredith está também à procura de compradores para as publicações Fortune, Money e Sports Illustrated.

“Estamos a investir numa empresa com um impacto tremendo no mundo e que é também um negócio incrivelmente forte. É disso que estamos à procura de investir como família”, sublinhou Benioff numa entrevista, citado pelo The Wall Street Journal. “O poder da Time está na sua forma única de contar histórias de pessoas e problemas que nos afetam e nos ligam a todos”, acrescentou o empresário numa publicação no Twitter. Está previsto que o negócio esteja completo no prazo de um mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o diretor da publicação, Edward Felsenthal, reforçou através de um comunicado que se trata de “um investimento de família”. “Embora eles não sejam os gestores do negócio, somos extremamente sortudos por tê-los como guias e mentores na construção da nova empresa”, acrescentou.

Desde os primeiros momentos em que nos sentamos com o Marc e a Lynne para discutir o futuro da Time, sabíamos que este não era apenas um encontro de mentes e objetivos de negócios, era uma confluência de objetivos”, reforçou Eward Felsenthal.

A compra de Marc Benioff assemelha-se à que Jeff Bezos, fundador da Amazon, fez, quando há cinco anos adquiriu o grupo responsável pelo The Washington Post. Apesar de ter sofrido um declínio na circulação da revista impressa, a Time tem vindo a investir no digital, contando com um alcance de 31,7 milhões de visitantes únicos em julho deste ano, um número superior aos 27,4 milhões registados em julho de 2015. Nas redes sociais, a publicação tem 40 milhões de seguidores.