Rádio Observador

Tech Auto

Renault-Nissan-Mitsubishi junta-se à Google

Futuros modelos Renault, Nissan e Mitsubishi vão oferecer “um dos mais inteligentes e avançados sistemas de infoentretenimento do mercado”. Solução será desenvolvida em parceria com a Google.

A Aliança acaba de anunciar a assinatura de um acordo plurianual global com a Google, para equipar os automóveis Renault, Nissan e Mitsubishi com “sistemas inteligentes” de infoentretenimento, prevendo-se que a respectiva integração ocorra em 2021.

Significa isto que os modelos do conglomerado franco-nipónico vão passar a disponibilizar aplicações e serviços de infoentretenimento da Google, mas o facto de as diferentes marcas partilharem a plataforma Android não significa que as soluções propostas sejam exactamente iguais, com a Aliança a sublinhar que cada fabricante é livre para criar o seu próprio interface e funcionalidades específicas.

Focando-se nas tecnologias de nova geração, a Aliança promete que a parceria tecnológica firmada com a Google lhe permitirá oferecer, a condutores e passageiros, “os recursos do Google e do Android para aceder a um ecossistema que inclui milhares de aplicativos e um conjunto cada vez maior de novas aplicações”. Googe Maps, Google Assistant e Google Play Store são algumas das mais populares, sendo o sistema também compatível com Apple iOS.

“Com a integração da plataforma Android nos nossos sistemas de infotainment, adicionamos um novo nível de inteligência às nossas viaturas conectadas. No futuro, o Google Assistant, que emprega a tecnologia líder de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) da Google, pode vir a tornar-se a principal forma de interacção dos clientes com os seus veículos. Com o Google Maps e o Google Assistant incluído nos sistemas de infotainment da Aliança, os nossos clientes vão dispor da mais avançada tecnologia de AI na ponta dos seus dedos. E com o acesso a bordo à Google Play Store, vão poder desfrutar de um aberto e seguro ecossistema de aplicações Android desenvolvidas para automóveis”, destaca Kal Mos, vice-presidente global dos Veículos Conectados da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Política

Alguns mitos da democracia portuguesa /premium

André Abrantes Amaral

Alguns mitos desta democracia: que está tudo bem, que os portugueses são racistas e que a direita não existe porque é socialista. Contudo, como sucede com os verdadeiros mitos, estes também são falsos

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)