Um casal americano foi acusado de usar drogas para abusar sexualmente de duas mulheres, na Califórnia. Apesar de existirem apenas duas denúncias, as autoridades temem que possam estar envolvidas centenas de mulheres.

O cirurgião Grant William Robicheaux, de 38 anos, e a sua namorada, Cerissa Laura Riley, de 31, atacaram alegadamente duas mulheres que conheceram num bar e num restaurante, em 2016. O perfil do casal era o ‘ideal’: vestiam-se bem e comportavam-se educadamente, mas tudo era pensado estrategicamente para seduzir as mulheres-alvo, que a seguir se tornavam as suas vítimas. Ambos negam a acusação.

Segundo o comunicado do procurador do distrito de Orange, Tony Rackauckas, o modus operandi do casal consistia na aproximação de Riley às suas vítimas no bar ou no restaurante, onde criava com elas a empatia necessária de modo a que pudesse apresentar logo de seguida o seu namorado.

Num dos casos pelos quais foram acusados, conheceram uma mulher de 32 anos num restaurante e, estabelecida a ‘confiança’, convidaram-na para uma festa e drogaram-na. De seguida, levaram a vítima para o seu apartamento e violaram-na.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de ser um cirurgião ortopédico, Robicheaux é também conhecido por ter participado num reality show, o Online Dating Rituals of the American Male, em 2014.

O casal tem pela frente cerca de quarenta anos de prisão, se efetivamente se provar que os crimes são da sua autoria. Nas buscas à sua casa, em Newport Beach, na Califórnia (a 70 quilómetros de Los Angeles), as autoridades encontraram diversos vídeos de possíveis vítimas nos seus telemóveis, e uma enorme quantidade de droga, como cogumelos psicadélicos, ecstasy, cocaína e GHB (a droga das violações). Nos vídeos encontrados, as vítimas apresentam-se inconscientes, sem qualquer capacidade de reação.

A estas acusações junta-se a posse de duas armas semiautomáticas não registadas e quatro outras armas de fogo.

Segundo Rackauckas, apesar de não dar detalhes sobre os casos, a polícia chegou a receber vários vídeos que contêm imagens da violação sexual de mulheres.

A acusação está marcada para o dia 25 de outubro, no Centro de Justiça de Harbor de Newport Beach, na Califórnia.