A Polícia de Segurança Pública (PSP) passou o mês de agosto a fiscalizar vários eventos onde é utilizada pirotecnia para diminuir o número de incidentes com esses materiais. Em comunicado enviado à imprensa, a PSP diz que a Operação Focus resultou em 152 ações de fiscalização, duas detenções, uma participação criminal, 16 autos de notícia por contraordenação, sete armas apreendidas e 66 artigos pirotécnicos confiscados.

A Operação Focus foi organizada “face ao elevando número de sinistros na área da pirotecnia”: entre os anos de 2015 e 2017 houve o registo de 29 acidentes e 15 vítimas mortais . Este ano também já houve duas mortes provocadas por artigos pirotécnicos. Foi por isso que o Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional e Comandos Regionais, Metropolitanos e Distritais enviou para o terreno 238 agentes.

As fiscalizações aconteceram em “locais e eventos onde é utilizada pirotecnia, designadamente em festas ou espetáculos relacionados com as celebrações municipais ou locais de santos padroeiros”, especifica a PSP em comunicado. Das duas detenções, uma foi por “detenção de armas e outros dispositivos, produtos e substâncias em locais proibidos”. E a participação criminal já foi remetida para o Ministério Público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR