Os olhos azuis dos Husky siberianos são uma característica única que dificilmente se encontram noutras raças de cães. Os cientistas Adam Broyke e Aaron Sams, desenvolveram um estudo, publicado na revista PLOS Genetics, no qual conseguiram identificar várias características genéticas que justificam a predominância desta cor de olhos.

Segundo o El Mundo, Adam Broyke refere que no caso desta pesquisa o papel da Internet foi fundamental pois puderam consultar e confirmar as caraterísticas genéticas de vários cães, uma vez que os seus donos disponibilizaram imagens dos animais online.

“Milhares de utilizadores ofereceram de bom grado esta informação e assim tivemos a possibilidade de complementar as nossas pesquisas com mais informação e descobrir novas associações genéticas. O estudo ficou mais completo graças à Internet”, disse Broyke ao El Mundo.

Neste estudo, o investigadores americanos recolheram informações relativas a um total 6 mil cães, embora tenham usado apenas 3 mil para analisar e servirem de objeto de estudo, através da observação das fotos dos animais.

Este projeto ganhou já algum reconhecimento na comunidade científica pois está em causa o estudo das características genéticas de milhares de cães, o que permitirá mapear rigorosamente os antecedentes da raça e perceber o seu genoma, nomeadamente como se manifestam características como os olhos azuis.

“Termos examinado as características de 3 mil cães do banco de dados, revelou que a resposta para a questão se encontra na existência de uma duplicação do cromossoma 18”, afirmou Boyke, “propomos no estudo que é devido à duplicação que ocorre numa região reguladora que pode resultar no manifestar de características como os olhos azuis. O aumento da expressão do gene ALX4, leva a uma redução da melanina na íris”, conclui Boyke.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR