O estado indiano de Uttar Pradesh quer construir a estátua mais alta do mundo, semanas após ter sido inaugurada a estátua, que atualmente detém o recorde de mais alta da atualidade (com 182 metros de altura), em honra de Sardar Patel, um importante político da história política contemporânea da Índia.

O projeto foi revelado este fim de semana e indica que a nova estátua será feita de bronze e terá 221 metros de altura. Será construída em honra do deus Ram, — a sétima encarnação do deus Vishnu, segundo a tradição hindu — na cidade de Ayodhya, e já cinco construtoras demonstraram interesse em levar a avante a construção deste colosso.

Índia prepara a inauguração da maior estátua alguma vez erguida

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 1992, o local escolhido para a construção da estátua era ocupado por uma mesquita, que foi demolida no seguimento de uma intervenção de grupos hindus nacionalistas que reclamavam o sítio em causa como o local de nascimento do deus Ram.

No seguimento deste evento, que ficou marcado pela tensão entre hindus e as minorias islâmicas indianas, surgiram fortes revoltas populares que resultaram na morte de quase 2.000 pessoas, aumentando assim o descontentamento de alguns setores da população indiana em relação ao Governo da época, que era acusado de ter instigado a destruição do edifício.

Segundo The Guardian, 50.000 nacionalistas hindus manifestaram-se este domingo a favor da construção da estátua de Ram no local, exigindo que o partido no poder tome ação e aprove a obra. O jornal inglês avança também que o Supremo Tribunal Indiano vai tomar a decisão final apenas no próximo ano e que também não é ainda conhecido o valor orçamental para a obra.