A apreensão pela Rússia de três navios Ucranianos no estreito de Querche, junto à Crimeia, este domingo, levou a comissão da NATO-Ucrânia a convocar uma reunião de emergência. Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, afirma que os aliados e a comissão discutiram o problema diplomático e manifestam “total apoio à integridade e soberania territorial da Ucrânia”. 

Chamamos a Rússia a garantir o acesso desimpedido aos portos ucranianos e a permitir a liberdade de navegação da Ucrânia no mar de Azov e no estreito de Querche”, disse o secretário-geral da NATO.

“O presidente Poroshenko [Ucrânia] telefonou-me e pediu uma reunião da comissão da NATO-Ucrânia”, revela o secretário-geral. Devido ao acordo entre a aliança militar, à qual Portugal também pertence, e a Ucrânia, o país de leste pode pedir estas reuniões de emergência se considerar que “há uma ameaça direta à sua integridade territorial, independência política ou segurança”. Na reunião, “todos os aliados” manifestaram o apoio à Ucrânia.

Rússia ataca três navios ucranianos ao largo da Crimeia. Ucrânia poderá instaurar lei marcial

No comunicado, Stoltenberg afirma que não há “nenhuma justificação” para se utilizar força militar contra navios ucranianos e membros da marinha do país e diz à Rússia para os “libertar de imediato”. Segundo o máximo representante da NATO, este episódio de domingo é “uma lembrança” de que “está a decorrer na Ucrânia uma guerra há mais de quatro anos”. Stoltenberg lembrou que “desde 2014 que todos os aliados condenam as ações agressiva na Rússia” [ano em que se realizou o polémico referendo que levou à anexação do território].

O responsável da NATO afirmou ainda que a organização militar vai continuar a prestar “apoio prático e político à Ucrânia e ao seu povo” e que já foram impostas sanções à Rússia pelas sua ações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR