O Presidente russo, Vladimir Putin, alertou esta quinta-feira para o risco crescente de uma guerra nuclear e criticou os Estados Unidos da América (EUA) por provocarem uma nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização. “Lamentavelmente, existe uma tendência para desvalorizar o perigo de uma guerra nuclear“, disse Vladimir Putin, em Moscovo, na conferência de imprensa anual, na qual participam mais de 2 mil jornalistas russos e estrangeiros.

Apontando a intenção norte-americana de se retirar do tratado de 1987 sobre armas nucleares de médio alcance, considerou que se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas. “Temos de garantir a nossa segurança. Não procuramos vantagens, estamos a tentar preservar o equilíbrio e garantir a nossa segurança”, disse.

Para o Presidente russo, assiste-se “ao colapso do sistema de controle de armas”, com uma tendência “de diminuição do limiar” para o uso de armas nucleares. “Baixar esse limiar pode levar a uma catástrofe nuclear global”, disse.

Putin destacou igualmente o facto de os EUA estarem a ponderar usar mísseis balísticos com ogivas convencionais, adiantando que o lançamento desses mísseis pode ser confundido com o lançamento de mísseis nucleares. “Se acontecer, pode levar à destruição da civilização inteira e mesmo acabar com o planeta”, disse.

Putin considerou ainda que os EUA parecem pouco interessados em prolongar o novo programa de redução de armas nucleares START, que termina em 2021. “Não estão interessados, não precisam disso? Ok, nós sabemos como garantir a nossa segurança”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR