Chefs

Chefs Vitor Adão e Lucas Azevedo juntam Portugal e Japão à mesa (por tempo limitado)

612

Adão é um apaixonado pela comida tradicional portuguesa e Azevedo é o brasileiro que deslumbrou atrás do balcão do nipónico Bonsai. Os dois vão juntar-se para um pop-up surpreendente em Lisboa

O restaurante Izakaya Tokkuri vai ser o palco desta série de jantares exclusivos e de tempo limitado.

Diogo Lopes/Observador

Cozinha de fusão nem sempre foi sinónimo de qualidade mas quando as mãos que a preparam são sinónimos de excelência, o assunto muda de tom. Os cozinheiros Vítor Adão e Lucas Azevedo vão ser os protagonistas de um pop-up especial onde o melhor da comida portuguesa e nipónica vai reunir-se nas mesas (ou melhor, ao balcão) do restaurante Izakaya Tokkuri, tasca japonesa que inaugurou há poucos meses no coração do Bairro Alto, em Lisboa.

A partir do próximo dia 8 de janeiro e até março de 2018, Adão e Azevedo vão tomar conta desta (pequena) casa e apresentar um menu criado do zero, totalmente dedicado ao produto (como ouriços do mar, legumes biológicos, porco Bísaro ou atum bluefin do Atlântico) e sem pratos previamente definidos, elementos que levam a organização a descrever esta experiência como “uma explosão de culturas e sabores”.

Lucas Azevedo foi o responsável pela cozinha do Bonsai, histórico restaurante japonês em Lisboa (um dos primeiros em Portugal) até ao passado mês de setembro de 2018. A aventura que começou em 2014 chegou ao fim porque o chef queria rumar ao Japão em busca de crescimento profissional e pessoal. Vítor Adão, por sua vez, foi durante dois anos o chef executivo do 100 Maneiras. No decorrer do ano passado decidiu dar um novo rumo à sua carreira profissional e trocou a casa de Ljubomir Stanisic pelo papel de chef consultor da Quinta do Arneiro, exploração agrícola totalmente biológica que tem um restaurante “farm-to-table” onde os ingredientes locais e sazonais são reis.

Este pop-up, (anglicismo que remete a um restaurante de duração temporária) funcionará entre todas as terças e domingos, das 18h às 24h, e já está a aceitar reservas. O preço médio estimado pela organização ronda os 30€ por pessoa.

Izakaya Tokkuri Pop-up
Travessa dos Fiéis de Deus, 28, Lisboa (Bairro Alto)
De 8 de janeiro a finais de Março
De terça-feira a domingo, das 18h ás 00h
Reservas em tokkuripopup@gmail.com
30€ (Preço médio) 

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)