A corrida contra o tempo para resgatar Julen Jimenez, o bebé de dois anos procurado desde domingo num poço com 107 metros de comprimento e 25 centímetros de diâmetro, em Málaga, continua. Esta quinta-feira, as equipas de resgate trabalham na construção de um túnel paralelo ao de Julen, para de seguida ser criado um acesso à zona onde se acredita que a criança estará: debaixo de uma massa de terra compacta e molhada que está a obstruir o buraco a 73 metros de profundidade.

O presidente da Federação de Espeleologia de Andaluzia, José António Berrocal, já veio reiterar a “absoluta confiança” na possibilidade de Julen ser encontrado vivo. As análises de ADN a um punhado de cabelos encontrados no domingo no poço revelaram que Julen está mesmo dentro daquele buraco. O material coincidia em 99,9% com as amostras fornecidas pelos pais, José e Vicky, e recolhidas do biberão da criança.

Isto dá-nos a certeza de que o pequeno está ali e vai ao encontro da investigação aberta, mas agora há uma evidência científica”, referiu na quarta-feira María Gámez, subdelegada do Governo em Málaga.

Sendo o poço tão estreito para as equipas o atravessarem, o resgate da criança tornou-se numa operação de extrema complexidade. A dificultar ainda mais a tarefa está o facto de existir perigo de deslizamento de terras, uma vez que as paredes do poço não têm qualquer tipo de cobertura e o terreno é instável. Para evitar que isto aconteça, os operacionais que estão no local colocaram um tubo metálico dentro do poço. O porta-voz da Guardia Civil, citado pelo jornal La Vanguardia, não quis dar um prazo exato para a construção do poço paralelo, mas referiu que poderá estar pronto dentro de 24 a 48 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Julen pode mesmo sobreviver tantos dias no poço? E o plano de resgate pode funcionar?

A construção de um túnel horizontal era uma das hipóteses colocadas em cima da mesa, mas as equipas de resgate decidiram suspender temporariamente esta solução, uma vez que existiam demasiados perigos. Optaram, assim, por prosseguir com a construção do túnel paralelo.

Ainda esta quarta-feira, o pai de Julen falou aos jornalistas e disse manter a esperança na sobrevivência do filho. “Não vamos desistir. Temos esperança que não esteja morto”, disse José Rosello. “Estamos mortos, mas com a esperança de que temos um anjo que vai ajudar a que o meu filho saia dali o mais rápido possível”, acrescentou.

O triciclo de Julen ainda está à porta de casa. Os vizinhos rezam para que o venha buscar

[Veja no vídeo como são complexas as três vias para resgatar Julen]

(em atualização)