Rádio Observador

António Costa

Chipre agradece Portugal pelo seu contributo

António Costa reuniu-se, no Palácio Presidencial do Chipre, com o Presidente do Chipre, Nicos Anastasiades. O chefe de Estado agradeceu Portugal pelo apoio na reunificação do seu país.

António Costa desejou ao Governo do Chipre "o maior sucesso nas negociações que se encontram em curso e que se espera que cheguem a bom termo"

PETROS KARADJIAS / POOL/EPA

O Presidente do Chipre agradeceu esta terça-feira a Portugal o seu contributo para a uma solução negocial para a reunificação do seu país, enquanto o primeiro-ministro português elogiou a ação do secretário-geral das Nações Unidas neste processo.

Estas posições foram transmitidas pelo chefe de Estado cipriota, Nicos Anastasiades, e por António Costa após terem estado reunidos mais de uma hora no Palácio Presidencial do Chipre, em Nicósia – uma capital dividida por uma extensa barreira, separando as comunidades de cipriotas gregos e de turcos, com tropas das Nações Unidas a fazerem a intermediação entre os dois lados.

“Quero aproveitar esta oportunidade para expressar ao primeiro-ministro português a sincera gratidão do Governo e do povo do Chipre pelo importante apoio que tem dado aos nossos esforços no sentido de se chegar a um acordo em linha com as resoluções das Nações Unidas e com a posição formal da União Europeia. Reiterei ao primeiro-ministro português a vontade do povo cipriota de que se chegue a um acordo sobre o futuro do país, reunificando o Chipre num verdadeiro e moderno Estado europeu, livre da intervenção estrangeira”, declarou Nicos Anastasiades.

Desde 1974 que a parte norte da ilha de Chipre está ocupada por forças militares turcas – altura em que a partir de Ancara se proclamou um novo Estado independente que, no entanto, é apenas reconhecido pela Turquia.

Neste ponto, o primeiro-ministro disse ter transmitido ao chefe de Estado cipriota “a solidariedade de Portugal, acompanhando de forma muito estreita o desenvolvimento das negociações, tendo em vista encontrar uma solução para a questão de Chipre nos termos das resoluções das Nações Unidas”.

“Portugal acompanha o esforço que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da sua alta representante têm desenvolvido para que este ano de 2019 seja marcante para a evolução destas negociações a partir dos temas já identificados e dos termos de referência que estão neste momento a ser concluídos. Queremos que as negociações sejam retomadas”, salientou o líder do executivo português.

António Costa desejou ao Governo do Chipre “o maior sucesso nas negociações que se encontram em curso e que se espera que cheguem a bom termo”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Assembleia Da República

Atentados às crianças /premium

Maria João Marques

Não vejo bem como defender um quadro legal que permite que o agressor continue a contactar a vítima criança, muitas vezes usando-a para atormentar a mãe (o que também atormenta a criança).

PCP

PCP: partido liberal falhado?

José Miguel Pinto dos Santos
6.765

Será então que a proposta eleitoralista de taxar depósitos acima de 100 mil euros um desvio liberal de um partido warxista? De modo algum. Não só é iliberal como irá agravar a próxima crise económica.

Maioria de Esquerda

A síndrome Maria Heloísa /premium

André Abrantes Amaral

Não pensem que a maioria absoluta livra o PS do BE ou do PCP. Tanto um como outro são já parte integrante do PS que recebeu de braços abertos membros que, noutras eras, teriam aderido ao PCP ou ao BE.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)