Um homem com cerca de 80 anos foi encontrado despido dentro de um caixote do lixo parcialmente submerso em Ribamar, na Lourinhã, avançou o Correio da Manhã. O idoso foi encontrado apenas duas horas depois, quando alguém que passava no local ouviu os pedidos de ajuda e chamou o INEM.

Segundo o mesmo jornal, o homem terá sido agredido pelo filho de 50 anos, que é o único dos três filhos a viver com o pai e sofre de perturbações mentais. O idoso foi, de seguida, obrigado a despir-se e a ir completamente nu para a rua. Terá sido nesse momento que a vítima foi forçada a entrar num caixote do lixo público e ficar lá até ser encontrada. O Jornal de Notícias refere que foram os vários sacos do lixo que o cobriam que terão evitado que a vítima entrasse em hipotermia.

O idoso foi transportado para o Hospital de Torres Vedras e já teve alta, tendo regressado para casa. Esta não será a primeira vez que o homem de 80 anos é vítima de agressões por parte do filho, uma vez que já tinha apresentado várias queixas. A GNR já está a investigar o caso.

Segundo os dados mais recentes da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), entre 2013 e 2016 houve um aumento de 30% de crimes de violência doméstica contra idosos. Os agressores são na maioria os filhos (39,6%), sendo que muitas destas situações acabam por ser denunciadas “por terceiros”, como profissionais de saúde ou familiares diretos, mas também pela vítima, que já não consegue suportar mais a violência física e verbal.

APAV regista aumento de 30% de idosos vítimas de violência em quatro anos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR