1. Por volta das 9h30 dois jovens atacam a tiro um homem, dono de uma empresa de aluguer de carros, junto à escola. O homem seria levado para o hospital para ser submetido a uma intervenção cirúrgica e acabaria por morrer.  Segundo o G1, a primeira vítima é um tio do suspeito mais novo, Guilherme Taucci Monteiro.

2. Na empresa de aluguer de carros, os jovens roubam um Chevrolet Onix branco, com o qual se deslocam para a escola Prof. Raul Brasil.

3. Os jovens estacionam o carro à porta da escola e tiram do interior do automóvel uma mala com fios e garrafas que se suspeitam que sejam cocktails molotov. Levam ainda um machado, uma besta com setas, um revólver de calibre .38 e um sistema de carregamento da arma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Os jovens entram na escola, que tem o portão aberto, de cara destapada. O atirador mais jovem terá alegado que queria voltar a estudar, justificando assim a entrada no estabelecimento escolar. A escola, que ocupa um quarteirão na cidade de Suzano, tem mais de 1050 alunos e tem também em funcionamento um centro de línguas estrangeiras.

5. Já dentro do estabelecimento de ensino, os jovens atiram sobre a diretora, que é a primeira vítima mortal dentro da escola. Só o suspeito mais novo transporta consigo um revólver, sendo o único a disparar durante todo o ataque.

6. Depois de atirarem sobre a diretora, atingem uma outra funcionária, que também tem morte imediata.

7. Os atiradores seguem para o pátio da escola, durante a hora do lanche, e encontram alunos do ensino médio — o correspondente ao ensino secundário, em Portugal.

A vítima que foi a pé até ao hospital e a cozinheira que salvou 50 crianças. As histórias de sobrevivência na escola em São Paulo

8. Uma das cozinheiras da escola, Silmara Moraes, abre a cozinha da cantina e esconde 50 alunos que se refugiam do tiroteio atrás de frigoríficos, congeladores e mesas. Esta meia centena de alunos fica escondida durante 15 minutos, segundo relata a cozinheira. Noutros locais da escola, os funcionários e professores, ao darem conta dos acontecimentos, começam a trancar as salas e outros a fugir, como pode ver no vídeo em baixo.

https://twitter.com/osvarela/status/1105853482039472128

9. No pátio da escola, os dois atacantes atiram sobre os alunos e cinco deles morrem no local. Outros alunos ficam feridos. Os alunos mortos tinham entre 15 e 16 anos.

Ataque a escola no Brasil: um atirador matou o outro e depois suicidou-se, seguindo o plano inicial

10. Os atiradores seguem para o centro de línguas, que funciona noutro andar da escola. No centro de línguas, a professora e os alunos trancam-se na sala.

11. A policia chega ao local oito minutos após ter sido notificada, interceptando ainda o ataque dos dois jovens.

12. Do lado de fora da sala do centro de línguas, os dois atiradores suicidam-se quando se apercebem da chegada da policia.

13. A policia inicia a análise das armas encontradas junto dos atacantes, bem como as suspeitas de explosivos. As forças de segurança encontram os atiradores vestidos com calças e botas pretas e um deles com uma máscara com uma caveira. Um dos suspeitos tem o relógio ao contrário, de forma semelhante à utilizada pelos militares em missões.

“Entrei em pânico”. Como aconteceu o tiroteio no Brasil]

14. Devido à suspeita de explosivos, a Policia Militar chama o GATE — Grupo de Ações Táticas Especiais. As autoridades acabariam por confirmar que o artefacto encontrado não representava nenhum perigo.

15. A Policia Militar divulga a identidade dos dois suspeitos. Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25. Os dois atacantes eram ex-alunos da escola e o mais novo frequentou o estabelecimento de ensino até ao ano passado. Um dos suspeitos publicou esta manhã várias fotos com o revólver que terá utilizado no ataque.

Senador pediu armas para os professores, mas o Minstro da Educação discorda