O Museu da Criança de Indiana, nos Estados Unidos da América, conhecido por ser o maior museu dedicado a crianças do mundo, retirou três artefactos relativos a Michael Jackson da sua exibição: as luvas brancas, o chapéu Fedora e um póster assinado pelo cantor. Num comunicado do museu, divulgado pela CNN, a porta-voz do museu diz que a decisão foi reflexo da exibição do documentário “Leaving Neverland”, da HBO, que revela os alegados abusos sexuais do cantor.

“Por uma questão de precaução e em resposta à controvérsia resultante do documentário “Leaving Neverland”, que envolveu alegados abusos sexuais a crianças, removemos esses objetos enquanto refletimos sobre a situação, de forma mais cuidada”, disse Leslie Olsen, porta-voz do museu, não revelando se os objetos serão, ou não, repostos no futuro.

Documentário sobre Michael Jackson e alegados abusos sexuais de menores vai estrear-se em Sundance

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas nem tudo o que está relacionado com Michael Jackson vai ser removido. O museu recriou o quarto de um rapaz que contraiu SIDA nos anos 80 devido a um tratamento ao sangue e as fotografias que ele tinha do cantor vão continuar expostas. Numa fase ainda inicial da doença, Ryan White foi impedido de voltar à escola pelos residentes da localidade onde vivia, por medo que contagiasse outras crianças. O rapaz acabou por morrer em 1990, antes de acabar o ensino secundário. Michael Jackson foi uma das personalidades que esteve presente no seu velório, que contou com mais de 1500 pessoas.

O museu recriou então, com a ajuda da mãe de Ryan, o seu quarto. Entre os pertences do rapaz destacavam-se algumas fotografias e posters assinados de Michael Jackson. A porta-voz do museu explicou que estes objetos vão continuar expostos pela importância que o cantor teve na vida do rapaz. “A família do Ryan descobriu a bondade de Michael Jackson e foi uma parte importante da história do Ryan. As fotografias da exibição vão ser sempre parte integrante da história de Ryan White”, explicou Leslie Olsen.

Michael Jackson. Família de cantor diz que novo documentário é “linchamento público”