João Sousa, 41.º da tabela mundial, perdeu com o sétimo da hierarquia e sexto cabeça de série, em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-4 e 7-6 (8-6), num embate que durou uma hora e 48 minutos e chegou a estar interrompido devido à chuva. O tenista português falhou assim o apuramento para os oitavos de final do torneio Masters 1.000 de Miami, nos Estados Unidos da América, derrotado na terceira ronda pelo sul-africano Kevin Anderson.

O jogador luso, que em 2018 tinha atingido os oitavos de final, ainda teve dois ‘set points’ no segundo parcial, mas desperdiçou ambos, primeiro no 10.º jogo, para fazer o 6-4, e depois no ‘tie-break’, quando serviu para ganhar por 7-5.

João Sousa vence norte-americano Steve Johnson e está na terceira ronda de Miami

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kevin Anderson aproveitou, por seu lado, o primeiro ponto de ‘break’ que conquistou para se adiantar no ‘set’ inicial, por 2-1, para, depois, controlar a vantagem e vencer por 6-4. Ainda desperdiçou um segundo ponto de ‘break’ no quinto jogo.

No segundo parcial, não se registaram quebras de serviço, com Kevin Anderson a impor-se apenas no ‘tie-break’, por 8-6, e depois de ter estado a perder por 1-0, 3-2, 4-3, 5-4 e 6-5, salvando um ‘set point’ no serviço do jogador luso.

O sul-africano, que nos ‘oitavos’ vai defrontar o australiano Jordan Thompson (77.º ATP), ‘vingou-se’, assim, da derrota averbada face a João Sousa na edição 2016 do torneio de Nice, em França, disputado em terra batida.