Obituário

Morreu a atriz brasileira Lady Francisco aos 84 anos

374

Atriz, produtora e diretora, tornou-se mais conhecida pela participação em novelas, como "Escrava Isaura" ou "Barrigas de Aluguer", mas também no cinema. Estava internada há cerca de um mês.

Lady Francisco no 25º Prémio da Música Brasileira, em 2014

Roberto Filho

Lady Francisco morreu este sábado aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A atriz e produtora brasileira estava internada há cerca de um mês, depois de uma queda lhe ter fraturado o fémur. As complicações no pós-operatório obrigaram ao internamento prolongado e a falência de vários órgãos acabou por resultar na morte da atriz.

Ela era uma mulher incrível. Vai fazer muita falta para todo o mundo. Infelizmente nos deixou, mas ela virou uma estrela”, disse Óscar Francisco, filho da atriz, ao Gshow da Globo.

Nasceu Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, a 7 de janeiro de 1935, em Belo Horizonte. Participou na primeira novela em 1972 — “Jerônimo, o Herói do Sertão” —, na antiga TV Tupi, refere a Folha de S. Paulo. Lady Francisco participou, por exemplo, em “Escrava Isaura” (1976), “Alma Gêmea” (2005) e ainda no ano passado tinha entrado na novela “Malhação”. Mas a personagem mais conhecida da atriz foi a geneticista Yara, na novela “Barrigas de Aluguer”, em 1990.

Com a participação em 30 novelas, Lady Francisco teve uma carreira longa na televisão, de 1972 a 2018. No cinema não foi menor: entre 1974 e 2017 entrou em 25 filmes, a grande maioria nos anos de 1970 e 1980. Entre as participações no cinema destacam-se, por exemplo, “Um varão entre as mulheres” (1974) e “O padre que queria pecar” (1975). Ao lado de Levy Salgado, foi diretora do filme “Anjos do sexo”, de 1981, e vestiu-se de homem para algumas cenas de “Os rapazes da calçada”, lançado no mesmo ano, refere a Globo.

O velório será realizado no domingo, no Teatro Leblon, onde foi cartaz por oito anos, disse Óscar Francisco. Na segunda-feira, o corpo será cremado, numa cerimónia para familiares e amigos. “Era o desejo dela e vamos atender.”

Os amigos e outras pessoas do meio artístico recordaram a atriz.

A atriz Susana Vieira lembrou-a como amante dos animais. Curiosamente, foi exatamente durante um passeio com os cães que caiu e fraturou o fémur.

A atriz e amiga Rosamaria Murtinho também deixou uma mensagem no Instagram.

O ator Edwin Luisi usou o Facebook para se despedir da amiga.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)