Os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo para suspender a ofensiva militar turca na Síria, informou o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, em conferência de imprensa, após uma reunião com o Presidente turco. As operações militares ficarão paradas durante 120 horas, para facilitar uma “retirada ordenada” das tropas lideradas pelos curdos do local que a Turquia apelidou de “zona segura” na fronteira.

Donald Trump também escreveu uma mensagem no Twitter onde referiu que há “boas notícias da Turquia” e agradeceu a Recep Erdoğan, acrescentando que “milhões de vidas vão ser poupadas”. Após esta retirada, as operações militares da Turquia serão “interrompidas completamente”.

No início do mês, o Presidente norte-americano Donald Trump anunciou a retirada das tropas norte-americanas da Síria, onde lutavam contra o Estado Islâmico ao lado das milícias curdas, que ficaram à mercê de um ataque da Turquia, que as considera um grupo terrorista. A Turquia, por sua vez, tem atacado posições curdas no nordeste da Síria para tentar criar uma zona livre das milícias, apesar dos apelos da comunidade internacional e da ajuda do Governo sírio que já se instalou na região.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda esta quinta-feira, as autoridades curdas no nordeste da Síria exigiram um “corredor humanitário” para retirar civis e “feridos” da cidade de Ras al-Ayn, cercada pelas forças turcas que a querem tomar aos curdos. Os combatentes curdos já perderam uma faixa fronteiriça de 120 quilómetros desde o início da ofensiva turca a 9 de outubro e pediram a ajuda do regime sírio, que deslocou tropas para diversos setores, nomeadamente a sul de Ras al-Ayn.

Síria. Curdos exigem “corredor humanitário” para retirar civis de Ras al-Ayn

Também o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, disse estar “muito zangado” com a intervenção militar turca no nordeste da Síria e tinha pedido “sanções severas” aos líderes da União Europeia e o cancelamento imediato da intervenção militar. “Não estamos apenas preocupados, estamos muito zangados”, disse Sassoli.

Síria. Presidente do Parlamento Europeu “muito zangado” pede sanções severas contra Turquia

Mike Pence referiu ainda na conferência de imprensa que os combatentes curdos irão honrar o acordo estabelecido entre os Estados Unidos e a Turquia. “Temos repetidas garantias deles que vão sair”, sublinhou.