Seis distritos de Portugal continental estão esta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso laranja até às 12h00 desta terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.

Estes cinco distritos passam a aviso amarelo às 12h00, estando este em vigor até às 6h00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 6h44 desta segunda-feira e as 6h00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta terça-feira no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região Sul a partir do início da tarde, aguaceiros, sendo fracos e até meio da tarde na região sul, e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo por vezes forte na faixa costeira ocidental, e moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 80 quilómetros por hora, diminuindo de intensidade a partir do final da tarde.

Está também prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e uma pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 5 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 22 (em Faro). A temperatura no Porto vai variar entre os 11 e os 17 graus Celsius e Lisboa pode atingir mínimas de 13 e máximas de 19 graus Celsius.

De acordo com o site da Marinha, estão totalmente encerradas à navegação as barras de Vila Praia de Âncora, Esposende, Vila do Conde, Caminha e Póvoa do Varzim.