O Ikea vai pagar cerca de 41 milhões de euros (46 milhões de dólares) aos pais da criança que, em maio de 2017, morreu sufocada por uma cómoda da empresa sueca.

“Nenhum acordo pode alterar os acontecimentos trágicos, mas, pelo bem da família e de todos os envolvidos, ficamos felizes por termos chegado a um acordo”, disse uma porta-voz do Ikea que garantiu que a empresa continua “empenhada em resolver os problemas de segurança que são muito importantes”.

Josef Dudek tinha dois anos à data do acidente. Em comunicado, citado pela BBC, os pais da criança, Joleen e Craig Dudek, disseram-se “devastados” pela perda do filho e criticaram o design pouco estável dos artigos vendidos pela empresa de mobiliário sueca. “Estamos a contar a nossa história porque não queremos que isto aconteça a outra família”. Os pais de Josef garantiram que vão doar um milhão de euros a organizações que trabalhem pela melhoria da segurança de produtos.

Já em 2016 a empresa sueca tinha pago 50 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros) às famílias das três crianças norte-americanas que morreram esmagadas por artigos da mesma gama. As mortes motivaram uma campanha de educação para a segurança nos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR