As comissões de utentes de saúde do Seixal e Almada mostraram-se esta sexta-feira desagradados com a possibilidade de concessão a privados das urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta e pediram uma reunião urgente à ministra da Saúde.

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou recentemente, na Assembleia da República, a possibilidade de a concessão da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, ser entregue a uma empresa privada de prestação de serviços.

Em declarações esta sexta-feira à agência Lusa, o representante da comissão de utentes do Seixal, José Lourenço, mostrou desagrado com a situação e explicou que as declarações da ministra causaram “surpresa” aos utentes porque essa “hipótese que nunca tinha sido colocada nas reuniões que tiveram”.

Segundo José Lourenço, a comissão de utentes “nunca se opôs a que fossem contratados, pontualmente, serviços privados”, mas sublinhou que esta “não é uma solução viável para funcionar 24 horas por dia num hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, apontando que “a solução devia ser encontrada dentro do próprio SNS”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O representante da comissão de utentes do Seixal ressalvou que “estes utentes defendem o SNS” e que o mesmo “não pode estar dependente de serviços privados”.

De acordo com José Lourenço, as comissões de utentes de saúde do Seixal e Almada estão à espera de uma resposta do Ministério da Saúde para uma reunião com a ministra, que terá como principal objetivo mostrar a surpresa que as declarações da governante causaram aos utentes e o seu desagrado relativamente a esta possibilidade.

Desde novembro que a urgência pediátrica deste hospital do distrito de Setúbal tem encerrado diariamente no período noturno, entre as 20h e as 8h, devido à falta de especialistas para assegurar a escala.