O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou estado de emergência nacional, numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira: “Estou a declarar oficialmente uma emergência nacional, duas grandes palavras”, afirmou o chefe de Estado norte-americano perante os jornalistas.

O objetivo da medida, explicou, é “impedir a expansão do vírus”. Para isso, o Presidente garantiu que os estados terão acesso a um total de 50 mil milhões de dólares em fundos federais. Em troca, fez um pedido aos vários estados: “Peço a cada estado que monte centros de operação de emergência efetivos de imediato”.

Trump deu ainda novos poderes ao secretário da Saúde, Alex Azar, para combater a epidemia e retirou as regulações aos hospitais de todo o país. “Façam como quiserem, eles podem fazer o que quiserem”, declarou.

O Presidente reforçou ainda que, com o estado de emergência decretado, tem amplos poderes: “Temos poderes de emergência muito fortes sob o Stafford Act. Sei praticamente de cor os poderes que constam nessa lei. E se precisar de fazer alguma coisa, fá-lo-ei. Tenho o direito a fazer muitas coisas que as pessoas nem sabem.”

Por fim, deixou uma mensagem de esperança aos norte-americanos: “Isto há de passar”, acrescentou. “E ficaremos mais fortes”. No final da conferência de imprensa, despediu-se dos restantes responsáveis que o acompanharam no início com apertos de mão, apesar de esse ser um cumprimento desaconselhado pelos profissionais de saúde a propósito da epidemia de Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR