A Google lançou este sábado um site dedicado à Covid-19, avançou a CNN. Nesta plataforma, a empresa de tecnologia norte-americana explica as principais medidas para prevenção do novo coronavírus e como é que a pandemia está a expandir no planeta. Para já, a plataforma está disponível apenas em inglês e é direcionada para os cidadãos dos Estados Unidos da América.

O lançamento do website é feito uma semana depois de Donald Trump ter anunciado como seria a resposta do país para evitar a propagação da Covid-19. Nessa conferência de imprensa, o presidente dos EUA, em conjunto com Mike Pence, vice-presidente, afirmou que a empresa tecnológica estava a construir uma plataforma que ia permitir fazer um pré-diagnóstico para ajudar a população. Contudo, a Google não confirmou posteriormente que estaria a construi-la.

Atualmente, o site da Google agrega apenas as principais informações sobre o novo coronavírus e direciona para as principais entidades — como a Organização Mundial da Saúde e o CDC (o equivalente norte-americano à DGS portuguesa). De acordo com a Google, este site “é focado na educação, prevenção e recursos locais”. A empresa acrescenta que “as pessoas podem encontrar [na plataforma] informações baseadas no estado, dicas de segurança e prevenção, pesquisar tendências relacionadas ao COVID-19 e outros recursos para indivíduos, educadores e empresas”.

A Google pretende adicionar no futuro uma ferramenta para ajudar no diagnóstico da Covid-19 em parceria com o CDC. Contudo, esta ferramenta não está ainda completa. A Verily, outra empresa detida pela Alphabet, a organização-mãe que detém a Google, lançou também uma plataforma relacionada com o Covid-19, mas esta não é gerida pela Google.

Ao anunciar a nova plataforma, a Google revelou também que vai doar 50 milhões de dólares para ajudar na batalha contra a Covid-19. Neste mesmo espaço online, a empresa criou uma campanha de donativos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR