O número de utentes infetados com o vírus da Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro subiu de um para cinco, mas o provedor disse esta terça-feira que a situação está “estabilizada”.

Ao todo, temos cinco utentes no hospital e vamos aguentando. O nosso pessoal está a reagir muito bem. Temos plena confiança em tudo o que se está a passar”, disse à Lusa Lacerda Pais, provedor da Misericórdia de Aveiro.

O responsável referiu que os novos casos de infeção dizem respeito a idosos com cerca de 90 anos que “já apresentavam sintomas e que estavam isolados dos restantes utentes”.

Na segunda-feira, o provedor confirmou a infeção com o novo coronavírus, que provoca a Covid-19, de uma utente com cerca de 90 anos, o que levou a instituição a ativar a segunda fase do plano de contingência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lacerda Pais explicou ainda que quando detetam algum utente com a sintomatologia, como febre, são encaminhados para o hospital para fazer o teste. “Se dá positivo ficam lá internados. Se não têm, mandam-nos para cá”, adiantou.

O provedor referiu ainda que estão em contacto permanente com a delegação de saúde. “Estamos a fazer uma ótima parceria com a parte da saúde. Dentro desta desgraça toda, penso que isto está a funcionar no razoável”, observou.

Como forma de tentar conter a propagação do novo coronavírus, o lar, que tem 118 utentes, suspendeu as visitas aos residentes, bem como a atividade do centro de dia, e vários funcionários têm optado por pernoitar nas instalações para evitar contactos com o exterior.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 17.000. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 33 mortes e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, que regista mais 302 casos do que na segunda-feira.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 0h de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril. Além disso, o Governo declarou dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.