O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo não se vai realizar este ano. A edição de 2020 estava agendada para julho mas, em comunicado enviado ao Observador, a Câmara Municipal de Sines anuncia o cancelamento, por considerar que “a  a organização não poder garantir que, nas datas previstas, entre 18 e 25 de julho de 2020, estejam reunidas as condições sanitárias e logísticas necessárias para realizar a 22.ª edição do festival”.

Um festival que envolve a participação de artistas de todo o mundo, muitos deles de países em que a pandemia ainda se poderá agravar ao longo dos próximos meses, não seria uma experiência segura para quem nela participasse dos dois lados do palco”, lê-se ainda no comunicado.

A autarquia nota ainda que trata-se “de um festival em recinto aberto, vivido nos centros urbanos de Sines e Porto Covo” e que promove o contacto entre os portadores de bilhete e a população. “O perigo de propagação do vírus seria redobrado”.

Lembrando que “é impossível saber como evoluirá a pandemia até julho de 2020”, a Câmara Municipal de Sines vinca estar a “fazer uso do princípio da precaução e adiar o festival para julho de 2021”. Quanto aos bilhetes, “serão disponibilizadas em breve informações sobre o reembolso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acresce ainda que “o festival é assegurado, maioritariamente, por trabalhadores da autarquia, que nesta altura têm todas as suas energias direcionadas para o combate à pandemia”, como alerta o autarca de Sines, Nuno Mascarenhas, citado no comunicado.

20 coisas que precisa de saber sobre 20 edições do Festival Músicas do Mundo

Além do FMM Sines, já foram adiados e cancelados outros festivais de música em Portugal, como o MIL, em Lisboa, e o Tremor, em São Miguel — anunciaram também o cancelamento e o desejo de regresso em 2021 —, e o festival ID No Limits, em Cascais, que adiou a sua edição de este ano para novembro.

Antes do festival de Sines, mantêm-se ainda pendentes, sem qualquer anúncio de adiamento ou cancelamentos, festivais de música como o NOS Primavera Sound, no Porto, e o NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés.