Uma utente do Lar de Nossa Senhora da Conceição, na freguesia de Turquel, em Alcobaça, testou positivo para a Covid-19 na madrugada desta terça-feira, avançou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, à Rádio Observador. Segundo o autarca, o doente já está hospitalizado no Hospital de Leiria e esta terça-feira todos os utentes e funcionários do lar deverão começar a ser testados — até porque há vários idosos com sintomas.

Tivemos a confirmação de um caso de uma pessoa positiva num lar, um utente, na freguesia de Turquel, concelho de Alcobaça. Está hospitalizado no Hospital de Leiria. Agora temos de fazer o rastreio total do lar”, disse.

De acordo com informação avançada pela agência Lusa, a doente é uma idosa de 86 anos. Luís Santos, sócio do lar, confirmou à mesma fonte que “há outros utentes e funcionárias com sintomas”, mas a administração “ainda não obteve das autoridades de saúde a garantia de que todos serão testados”. A administração afirmou ainda que “há outros utentes internados, com outras patologias”, não mais nenhum caso confirmado de covid-19.

O Lar de Nossa Senhora da Conceição, na freguesia de Turquel, acolhe idosos em alojamento permanente ou temporário, e conta ainda com centro de dia e serviços de recuperação. Tem 36 idosos em permanência e 19 trabalhadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o presidente Paulo Inácio, há “formalmente” três casos do novo coronavírus em Alcobaça. A estes juntam-se agora, além do utente do lar, um médico do hospital que também testou positivo e que levou a que vários outros fossem colocados em isolamento por terem contactado com ele — duas novas situações que descreve como “preocupantes”.

O hospital está a acionar o seu protocolo, isolando os seus profissionais. Agora está a proceder aos testes de todos os seus profissionais que estiverem em contacto com este médico”, disse.

O autarca garante que serão realizados testes também a estes médicos, mas afasta a possibilidade de se fechar as urgências do hospital — para já, essa possibilidade “não está em cima da mesa”. Paulo Inácio explica que “todas as valências” desta unidade de saúde estão a funcionar, embora com “restrições”. Desde logo porque o facto de alguns profissionais estarem agora em casa, em isolamento, faz com que a resposta hospitalar seja “mais diminuta”.

Alcobaça: “Médico infetado na urgência e caso positivo num lar”

Segundo explicou, este médico “andou por outros hospitais” pelo que acredita que poderá haver uma “relação direta” entre o médico e um “problema” nas urgências das Caldas da Rainha.

Vamos ver nos lares portugueses a tragédia espanhola?

[Notícia atualizada às 11h46 com as declarações do sócio do lar, Luís Santos, à agência Lusa]