A Morgan lançou a série especial Limited Edition 60 (LE60), para celebrar o 60º aniversário da sua parceria com o concessionário holandês Louwman Exclusive, relativa aos modelos Morgan Plus Six e ao 3 Wheeler, de que serão produzidas apenas cinco unidades. A Morgan, que surgiu há 110 anos e que conta hoje com cerca de 250 empregados, assenta a sua produção num sistema artesanal. Daí que seja fácil ao fabricante britânico conceber a LE60, composta por duas unidades do Plus Six na cor Ice Blue, outros tantos em Scintilla Silver e, por fim, uma única unidade do 3 Wheller em Almond Green.

O Plus Six foi revelado durante o Salão de Genebra de 2019, associando o moderno, em termos mecânicos, com o clássico, no que respeita às linhas. O motor é o 3.0 seis cilindros em linha que equipa, por exemplo, o Z4 (e o Toyota Supra), fornecendo 335 cv, o que garante um dinamismo a toda a prova, uma vez que o peso se fica pelos 1075 kg. Isto explica a facilidade com que o desportivo de dois lugares é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

10 fotos

O outro modelo que vai ser utilizado na série especial holandesa é o 3 Wheeler, que na versão actual mantém apenas três rodas, como aliás a denominação indica, movido por um motor V2 refrigerado a ar, como se tratasse de uma Harley-Davidson, instalado à frente do chassi para simplificar a construção. Com apenas 550 kg, o 3 Wheeler é muito mais rápido do que seria expectável, uma vez que atinge 97 km/h em apenas 4,5 segundos, para depois continuar a ganhar velocidade até aos 185 km/h, dada a sua aerodinâmica apurada.

Os veículos com três rodas são uma solução habitual entre os britânicos, sobretudo na Morgan, que concebeu exactamente assim o seu primeiro modelo modelo, o Morgan Runabout de 1909, com apenas lugar para o condutor. Depois lançou versões mais evoluídas e modernas em 1912, 1926 e 1935, com o Morgan 3 Wheeler Super Sport de 1937 a ser um antepassado do actual 3 Wheeler, que surgiu em 2012, com uma estética muito similar ao seu antepassado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR