A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha as empresas a promover a auto-medição da temperatura pelos trabalhadores, reforçar a desinfeção das superfícies nos locais de trabalho e reorganizar equipas para garantir a distância de segurança entre funcionários.

Num documento elaborado no âmbito do Programa Nacional da Saúde Ocupacional, a DGS informa empresas e trabalhadores sobre de que forma podem ser concretizadas diversas medidas de prevenção da Covid-19, desde a higiene das mãos ao cumprimento da distância de segurança, passando pela desinfeção de objetos e superfícies comuns, etiqueta respiratória (tossir para o braço), proteção individual e automonitorização de sintomas dos trabalhadores.

Neste manual, a DGS recorda que “as adequadas medidas preventivas nos locais de trabalho não só permitem salvar vidas, como também garantir o funcionamento das empresas e das cadeias de abastecimento de bens e serviços e, simultaneamente, evitar o absentismo ao trabalho, a doença e as perdas económicas e de produção”.

Sobre a higiene das mãos

An adult washing her hands to prevent the spreading of Clovid-19.

Uma mulher lava as mãos em França conforme as regras das autoridades de saúde. Créditos: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

Reforce a higiene das mãos dos seus trabalhadores. As empresas devem informar todos os trabalhadores quanto às principais etapas da lavagem das mãos, incentivando-os a uma lavagem correta, completa e regular.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Prepare as casas de banho e coloque dispensadores de álcool na empresa. Todas as empresas devem ter ” locais adequados para a lavagem das mãos na empresa”, incluindo doseador de sabão e toalhetes de papel. Devem também colocar dispensadores de soluções alcoólicas para desinfeção das mãos em locais estratégicos dos locais de trabalho

Informe os trabalhadores sobre quando devem higienizar as mãos. Os momentos mais críticos em que isso deve acontecer são, por exemplo, antes e após remover a máscara, depois de tocar em maçanetas, corrimãos, ferramentas e outros locais e objetos de contacto frequente; após o contacto com objetos dos utentes e clientes, como telemóveis, dinheiro, canetas, entre outros;após um contacto com secreções respiratórias; e antes e depois de comer.

Crie pausas no horário de trabalho para higienização das mãos. Faça-o “sempre que necessário”. Pode utilizar sistemas de lembretes, utilizando o e-mail ou um software conjunto, para recordar os trabalhadores de parar momentaneamente de trabalhar para lavar as mãos.

Afixe posters informativos que promovam a higienização das mãos. Esse material deve lembrar os trabalhadores sobre a importância da lavagem das mãos, ora com água e sabão, ora com uma solução alcoólica. E deve conter também indicações sobre a forma mais correta de fazer a higienização das mãos.

Sobre as regras de etiqueta respiratória

Coronavirus - Hygiene

Uma mulher tosse para a prega do cotovelo, tal como as autoridades de saúde recomendam. Créditos: Patrick Pleul/picture alliance via Getty Images

Incentive os trabalhadores a seguir as regras de etiqueta respiratória. Ou seja, recorde os funcionários de que não se deve tossir ou espirrar para as mãos nem para o ar, mas antes para a prega do cotovelo, com o antebraço fletido, ou usar um lenço de papel — que deve ser imediatamente colocado no contentor de resíduos. Isso deve ser feito em reuniões, lembretes ou ações de sensibilização, por exemplo.

Disponibilize lenços de papel nos locais de trabalho. Esses lenços devem estardevidamente acondicionados em embalagens fechadas que possam ser descartadas em segurança imediatamente depois de serem utilizadas.

Estabeleça a utilização de máscaras. Esta prática é especialmente importante sempre que os trabalhadores tenham sinais ou sintomas respiratórios; e se trabalharem em espaços interiores com outros trabalhadores. Isto é válido mesmo que os sintomas sejam de uma gripe ou constipação.

Sobre o distanciamento social

FRANCE-VIRUS-HEALTH

Peugeot em França coloca marcadores no chão para assegurar o distanciamento social entre trabalhadores. Créditos: THOMAS SAMSON/AFP via Getty Images

Adote o regime de teletrabalho, quando possível e aplicável.

Reorganize os locais de trabalho para assegurar o distanciamento social entre trabalhadores e o cumprimento das distâncias de segurança. Os fluxos de entrada e saída destes locais também deve ser levada em conta.

Reorganize também os horários de trabalho. Constitua equipas pequenas e organize horários e pausas de trabalho desfasados entre equipas, de forma a limitar a interação social.

Minimize o contacto direto entre trabalhadores. Evite que os funcionários trabalhem frente a frente e dê preferência a que trabalhem de costas uns para os outros ou lado a lado. Se isto não for possível, reforce a ventilação da área de trabalho, utilize barreiras físicas entre entre funcionários e o público, institua marcações prévias para evitar aglomerações de pessoas e disponibilize máscaras sociais a visitantes, fornecedores e clientes. Também pode instituir a obrigatoriedade do seu uso por um cliente que visite as instalações.

Utilize sinalização, como marcação no pavimento ou cartazes, para recordar e impor o distanciamento social dentro da empresa.

Institua procedimentos de conduta social para que não haja contacto físico. Indique aos funcionários que devem evitar apertos de mão ou abraços entre os trabalhadores e entre estes e os clientes ou fornecedores. Também se deve ter em conta a forma mais adequada para entrega de encomendas, que deve ser feita preferencialmente sem entrada do trabalhador nas instalações de outra empresa ou em domicílios.

Estabeleça regras de utilização dos espaços comuns, como a cozinha, a casa de banho ou os elevadores.

Prefira reuniões e trabalhos de grupo não-presenciais. Se isso não for possível e a presença física for considerada imprescindível, o número de pessoas em cada reunião deve ser o mais reduzido possível. utilize as salas com maior dimensão, preferencialmente com ventilação natural. As cadeiras devem estar a pelo menos um metro umas das outras.

Compre o equipamento que possibilite aos trabalhadores a realização de videoconferências, vídeochamadas e outras formas de comunicação digital a partir de casa — incluindo webcams, se for necessário.

Evite convívios, eventos sociais e desportivos da empresa que possam suscitar aglomerados de pessoas. A instituição de horários de utilização de determinados espaços e áreas, como os refeitório ou salas, é aconselhada pelo governo.

Sobre a limpeza de superfícies

Coronavirus Pandemic Causes Climate Of Anxiety And Changing Routines In America

Um trabalhador limpa uma zona de recepção no metro de Los Angeles. Créditos: Mario Tama/Getty Images

Reveja o plano de higienização e desinfeção das instalações de forma a intensificar as rotinas e protocolos a todos os níveis (revestimentos, equipamentos, utensílios e outras superfícies) e para as várias zonas da empresa, sobretudo para aquelas em que existe maior risco de transmissão da infeção.

As superfícies e revestimentos que tolerem a lixívia devem ser limpas com que este produto. Deve-se lavar primeiro a superfície com água quente e detergente, aplicar de seguida a lixívia diluída em água, deixar atuar durante 10 minutos e enxaguar apenas com água quente. Deixe secar ao ar.

Já as superfícies não tolerantes à lixívia poderão ser desinfetadas, após a limpeza, com toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool. Não utilize equipamento de ar comprimido na limpeza, pelo risco de recirculação de aerossóis ou de projeção de poeiras com partículas.

As instalações sanitárias devem ser desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha detergente e desinfetante na composição.

Crie novos planos de higienização e desinfeção. Desinfete as superfícies após uma reunião e limpe todas as ferramentas e equipamentos após a utilização. Utilize produtos devidamente rotulados, nas doses corretas e de acordo com as recomendações do fabricante.

Institua a desinfeção diária das superfícies. Assegure a desinfeção periódica e ao longo do tempo de trabalho de objetos ou superfícies que tenham um contacto frequente, mesmo que haja necessidade de interromper o trabalho para a sua realização. Monitorize frequentemente essa limpeza e mantenha um registo da higienização e desinfeção da empresa.

Forneça aos trabalhadores materiais de desinfeção ou produtos que permitam a desinfeção das superfícies sempre que necessário.

Assegure que os trabalhadores ou que a entidade responsável pela higienização e desinfeção têm instituídas as necessárias medidas que evitam o risco de transmissão da Covid-19, como panos específicos para cada área de risco ou tipo de superfície.

Sobre a auto-monitorização dos sintomas

Concern In China As Mystery Virus Spreads

Um funcionário mede a temperatura a passageiros de um comboio em Pequim. Créditos: Kevin Frayer/Getty Images

Incentive os trabalhadores que tiverem sintomas da Covid-19 a ficarem no domicílio e a contactarem o a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), comunicando esta situação às chefias.

Sensibilize todos os trabalhadores para procederem à auto medição da temperatura corporal diariamente a e confirmarem a ausência de tosse persistente ou de dificuldade respiratória, antes de iniciarem o trabalho.

Alerte os trabalhadores que tomam paracetamol, ibuprofeno ou aspirina que estes e outros medicamentos podem mascarar sintomas da infeção, pelo que deverão ter especial atenção ao seu estado de saúde.

Adquira termómetros, preferencialmente digitais ou por infravermelhos, de forma a evitar o contacto cutâneo.

Informe todos os trabalhadores que se desenvolverem um quadro respiratório agudo de tosse, febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória de que é um caso suspeito de Covid-19 e, portanto, devem dirigir-se para a área de isolamento da empresa e contactar o SNS24.

Confirme que todos os trabalhadores sabem como agir caso haja um caso suspeito de Covid-19 na empresa.

Sobre a proteção individual

Italy Continues Its Coronavirus Lockdown As The Death Toll Rises Further

Um farmacêutico exibe máscaras de proteção em Itália. Créditos: Laura Lezza/Getty Images

Compre e mantenha a manutenção de equipamentos de proteção individual para os seus trabalhadores. Avalie a proteção dos trabalhadores face à epidemia da Covid-19 e sensibilize os trabalhadores quanto à colocação, utilização, remoção e manutenção desse material.

Promova a realização de exercícios práticos sobre a correta colocação e remoção dos equipamentos de proteção individual pelos trabalhadores como medida de prevenção do risco de infeção por SARS-CoV-2 e a efetiva proteção do trabalhador.

Assegure que os trabalhadores cumprem as recomendações preconizadas e fornecidas quanto à colocação, utilização e remoção dos equipamentos de proteção individual, reforçando a informação transmitida sempre que necessário.

Sobre a comunicação de informação

GERMANY-HEALTH-VIRUS

Dois cidadãos alemães caminham junto a posters informativos. Créditos: TOBIAS SCHWARZ/AFP via Getty Images

Informe os trabalhadores sobre a epidemia da Covid-19 e seu impacto na empresa, salientando as alterações de funcionamento que serão concretizadas em termos de gestão, processos, procedimentos, recursos, comunicação, entre outros aspetos.

Comunique a todos os trabalhadores as medidas de prevenção que a empresa está a implementar no âmbito da Covid-19. Deverão ser transmitidas as principais medidas coletivas e individuais.

Informe os trabalhadores no âmbito da Covid-19 enquanto fator de risco para a saúde e segurança do trabalho; e esclareça as dúvidas e preocupações deles. Utilize os métodos de comunicação online para difundir informação de saúde e segurança do trabalho.

Realize ações de formação, sobretudo sobre a sintomatologia e forma de transmissão da Covid-19, medidas de prevenção, procedimentos a adotar perante um caso suspeito e materiais de apoio que podem ser consultados, nomeadamente os disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde.