O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, está contaminado com o novo coronavírus. A informação foi revelada pelo próprio ao presidente Vladimir Putin, avança a agência Sputnik.

Mishustin recebeu o resultado do teste esta manhã, enquanto estava a trabalhar, escreve a RT. O primeiro-ministro russo tomou posse no final de janeiro, na sequência da demissão de Dmitri Medvedev, que há oito anos assumia o cargo. Ainda esta manhã tinha reunido, por videoconferência, com o Governo.

Mishustin vai agora isolar-se, tendo entregado provisoriamente o cargo ao vice-primeiro-ministro, Andrei Belousov, mas explicou que continuará a acompanhar as questões mais importantes — uma decisão já validada por Putin.

Já Putin está isolado na sua residência em Novo-Ogaryovo – um palácio construído no século XIX e localizado nos subúrbios de Moscovo. Foi dali que começou a trabalhar no início de abril, uma semana depois de visitar um hospital na capital russa – o principal no combate à Covid-19 – e de ter contactado com um médico que viria a dar positivo para o novo coronavírus logo após a visita de Putin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isolado no Novo-Ogaryovo, Putin impõe testes a todos os que o visitam. Não está escondido “em nenhum bunker”, diz porta-voz

O presidente russo tem feito as suas comunicações por via videoconferência e está a levar o distanciamento social muito a sério. Os contactos pessoais de Putin são mantidos ao mínimo. O seu porta-voz, Dmitry Peskov, revelou esta semana que todas as pessoas que se encontram pessoalmente com Putin são obrigados a realizar testes para o novo coronavírus. Governantes, responsáveis municipais e médicos – todos aqueles que se querem encontrar com ele são testados.

É obviamente impossível conseguir ter uma reunião com o presidente sem fazer testes. Quem as faz é testado de uma maneira ou de outra”, disse o porta-voz.

Peskov já veio esclarecer esta segunda-feira que o presidente não está escondido da pandemia “em nenhum bunker”. O porta-voz explicou que o presidente trabalha constantemente, independentemente do horário de trabalho ou dia da semana. E que também gosta de fazer exercício no ginásio do palácio e na piscina “como sempre”. “Existem sempre muitos rumores e na maioria das vezes não têm nada a ver com a realidade“, disse, citado pelo The Moscow Times.