Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines aprovaram já mais de uma centena de medidas extraordinárias de apoio às famílias, empresas e instituições por causa da pandemia da Covid-19, segundo um comunicado desta quinta-feira da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.

Entre as medidas adotadas pelos cinco municípios estão a isenção do pagamento das rendas das habitações sociais municipais, o pagamento do valor total da fatura dos serviços de abastecimento de água, saneamento e a ajuda solidária para famílias carenciadas e idosos. Foram também criados de espaços de apoio de emergência, doado material de proteção a quem está na linha da frente no combate à Covid-19 e criados programas de acompanhamento às micro, pequenas e médias empresas.

As cinco autarquias têm também promovido “uma forte ação de desinfeção dos locais onde se regista maior afluência de munícipes, como superfícies comerciais, escolas, postos de combustível, farmácias, centro de saúde, edifícios de valência de lares de 3.ª idade, quartéis de bombeiros, multibancos, contentores para deposição de resíduos sólidos urbanos, paragens de autocarro”, lê-se. Limpeza que irá continuar neste estado de calamidade que se segue ao estado de emergência.

Além das aquisições de material de proteção feitas pelas autarquias, também a CIMAL, numa ação concertada entre as autarquias de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, adquiriu diverso equipamento de proteção individual num investimento que passou os 350 mil euros. Material que foi distribuído pelos cinco municípios a quem está na linha da frente no combate à epidemia, como trabalhadores municipais, bombeiros, forças de segurança, lares, profissionais de saúde e instituições sociais.

O Alentejo tem sido a região do País com menos casos positivos de coronavírus. Segundo os dados divulgados esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, havia nesta região do país registo de 220 novos casos de infetados e um morto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR