O Facebook removeu esta quinta-feira anúncios da campanha de Donald Trump às eleições presidenciais dos Estados Unidos porque estes apresentavam o símbolo usado pelos nazis para distinguir os seus opositores durante a II Grande Guerra.

Um dos anúncios em questão continha um triângulo vermelho invertido em associação ao movimento Antifa, que o presidente norte-americano já tinha classificado de terrorista, acompanhado do texto: “Perigosas máfias de extrema esquerda correm pelas nossas ruas, causando um caos absoluto. Elas estão a destruir as nossas cidades e a causar tumultos – é uma loucura absoluta”, começava por dizer. Para depois apelar a que assinassem uma petição para que o movimento Antifa fosse declarado uma organização terrorista.

Um dos anúncios removidos pelo Facebook que continha o símbolo nazi

De acordo com a imprensa internacional, a rede social fundada e liderada por Mark Zuckerberg decidiu remover os anúncios por estes violarem as políticas da empresa contra manifestações de ódio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não permitimos que símbolos que representam grupos ou ideologias de ódio sejam usados sem o contexto que condena ou discute esses símbolos”, justificou o chefe da política de segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher.

Os anúncios, que foram publicados nas páginas do presidente Trump e do vice-presidente Mike Pence, estiveram online durante pelo menos 24 horas e foram vistos milhares de vezes antes de serem removidos.

O porta-voz da campanha de Trump, Tim Murtaugh, defendeu que “o triângulo invertido é um símbolo usado pelo Antifa” e que, por essa razão, foi usado também num anúncio sobre o movimento antifascista.