Um rapaz de 19 anos desmaiou quando estava a ser imobilizado em Carapicuíba, no estado brasileiro de São Paulo, por um polícia militar que lhe terá aplicado o chamado golpe “mata-leão”, avança a Globo. As imagens da operação policial foram captadas por vizinhos que as publicaram nas redes sociais gerando uma onda de comentários, que compara aquela intervenção à da polícia norte-americana para com George Floyd.

A polícia diz que o suspeito tentou fugir quando foi abordado pela polícia, por isso foi perseguido, dominado e detido. Numa entrevista a um jornal brasileiro, o rapaz explica, por seu turno, que se assustou quando viu a polícia, desequilibrando-se da sua mota e acabando por embater na mota policial. Logo após terá sido “agarrado pelo pescoço” pelo militar, com descreve a Globo. Terá desmaiado e foi levado assim, inconsciente, primeiro para o posto policial e depois para o centro de saúde.

Pelo menos num dos vídeos, que agora o Observador lhe mostra, vê-se que o rapaz foi imobilizado por duas vezes. E quando estava já deitado no chão, quando o polícia o pressiona no peito numa técnica semelhante à usada pela polícia norte-americana quando imobilizou George Floyd, perdeu os sentidos.

Mas, segundo a Globo, há mais vídeos sobre a cena que mostram que o rapaz perde a consciência por duas vezes, ou seja quando volta a acordar é-lhe aplicado novamente o golpe. Depois é levado inconsciente para o carro policial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR