O PSD cancelou a Universidade de Verão da JSD, a tradicional iniciativa de formação política e que funcionava como ‘rentrée’ do partido, devido à pandemia de Covid-19, disse esta quarta-feira à Lusa fonte oficial social-democrata.

Em maio, o presidente do PSD, Rui Rio, já tinha anunciado o cancelamento da festa do Pontal no Algarve e do Chão da Lagoa na Madeira devido à Covid-19, justificando a decisão com “as regras do bom senso”.

“Seguindo as regras do bom senso, e de respeito pela lei e pela saúde de todos nós, o PSD decidiu não realizar nenhuma das suas festas de Verão, designadamente a do Chão da Lagoa na Madeira e a do Pontal no Algarve. Só com disciplina e unidade conseguiremos vencer a Covid-19”, escreveu então Rio numa publicação na rede social Twitter.

Nessa altura, ainda estava a ser ponderada a realização da Universidade de Verão, em moldes diferentes, mas o PSD decidiu agora cancelá-la.

A Universidade de Verão é uma iniciativa de formação de jovens quadros criada em 2003 e promovida conjuntamente pelo PSD, a JSD, o Instituto Sá Carneiro e o Partido Popular Europeu. Junta cerca de cem pessoas, entre os jovens e a organização num hotel de Castelo de Vide (Portalegre) e realiza-se habitualmente entre final de agosto e início de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Universidade de Verão do PSD nasceu quando o partido era liderado por Durão Barroso, e a ideia inicial era funcionar apenas como um palco de ‘rentrée’ para o líder, evoluindo depois para um projeto de formação de jovens quadros, modelo que vigora até esta quarta-feira.

São selecionados anualmente cerca de 100 jovens entre as centenas de candidaturas, tendo em conta critérios de género, idade e distribuição geográfica. Com direito a jornal diário e um canal de televisão interno, no final todos os ‘alunos’ recebem um diploma.

Pela iniciativa passam habitualmente as principais figuras do partido, com o encerramento a cargo do presidente do PSD, e também muitos convidados de outras formações políticas – o antigo Presidente da República e fundador do PS Mário Soares foi um deles, em 2011 -, bem e personalidades independentes.

Os dados da Direção Geral de Saúde indicam 1.543 mortes relacionadas com a Covid-19 em Portugal e 40.104 casos confirmados desde o início da pandemia.