O Infarmed garante que Portugal tem stock disponível de Remdesivir, depois de conhecida a notícia de que os EUA compraram quase todo o stock para os próximos três meses deste medicamento recomendado para o tratamento da Covid-19.

O organismo garante ainda que contactou a farmacêutica Gilead e que não antecipa que venha a haver problemas no fornecimento deste medicamento em Portugal, que ainda aguarda autorização final da Comissão Europeia mas que já pode ser usado em casos excecionais.

Comissão Europeia está a negociar compra de medicamento remdesivir

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Este medicamento esteve sempre disponível em Portugal, mesmo antes de ter a referida autorização condicional, através de pedidos de Autorização de Utilização Excecional, assim os médicos assistentes o entendessem. Todos os pedidos de acesso ao medicamento pelos hospitais nacionais foram concedidos”, diz o Infarmed em comunicado.

“Podemos informar que existe stock disponível do medicamento remdesivir, de acordo com as alocações que têm vindo a ser feitas ao nosso País, constituindo uma primeira reserva que garante o acesso imediato ao medicamento”, acrescenta a nota do Infarmed.

EUA compraram quase todo o stock mundial do único medicamento que ajuda a combater Covid-19

“Após contacto do Infarmed com o laboratório titular do medicamento remdesivir, este confirma que antecipa que não venha a existir qualquer constrangimento no acesso ao tratamento por parte dos doentes portugueses, tendo a garantia de acompanhamento conjunto da situação”, assegura ainda o organismo português.