Ghislaine Maxwell, amiga de longa data de Jeffrey Epstein, foi detida esta quinta-feira de manhã, de acordo com a CNN que cita uma fonte próxima do processo. A detenção de Maxwell está relacionada com a investigação que visa o milionário acusado de violar menores e de tráfico sexual. Esptein suicidou-se na prisão em agosto de 2019 — a socialite inglesa estava desaparecida desde então.

Ainda segundo o meio norte-americano, Maxwell está sob custódia da polícia e deverá comparecer em tribunal ainda esta quinta-feira. Amiga próxima de Epstein, Ghislaine Maxwell, que diz estar inocente, está sob investigação das autoridades: o seu nome está associado à rede de tráfico sexual do milionário e é por isso uma peça-chave no processo.

Maxwell é agora acusada de aliciar e de conspirar para aliciar menores a viajar para participarem em atos sexuais ilegais, mas também de transportar e conspirar para transportar menores com intenção destes se envolverem em atividades sexuais criminosas. Sobre ela recaem ainda duas acusações de perjúrio.

A acusação divulgada esta quinta-feira refere que Maxwell “ajudou, facilitou e contribuiu para o abuso de raparigas menores por Jeffrey Epstein”. É agora acusada de estar envolvida num esquema com Epstein entre 1994 e 1997, de maneira a atrair raparigas menores para depois serem abusadas sexualmente. Entre as vítimas estão raparigas que, à data dos eventos, tinham 14 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem é Ghislaine Maxwell, a mulher acusada de ajudar Jeffrey Epstein?

Antes desta acusação, alguns relatos de testemunhas davam conta que Maxwell seria uma das responsáveis por recrutar as jovens que eram depois abusadas. Virginia Roberts (agora Virginia Roberts Giuffre), uma das alegadas vítimas, afirmou em entrevista ao Miami Herald em novembro de 2018 que foi Ghislaine Maxwell quem a recrutou e lhe deu formação na área sexual. Esta tem sido uma das vozes mais ouvidas no processo do empresário que se suicidou no ano passado — Roberts contou ainda que recebeu de Ghislaine aulas para utilizar “brinquedos sexuais” e “dar prazer a um homem através de sexo oral”.

A britânica é a filha mais nova de nove filhos do poderoso patrão dos media Robert Maxwell. Cresceu e frequentou a universidade em Inglaterra, mas mudou-se para os Estados Unidos da América em 1991 depois da morte do pai.

Jeffrey Epstein. O monstro que precisou de amigos famosos (e de muito dinheiro)

O escândalo em questão envolve ainda André Windsor — filho da rainha Isabel II e amigo próximo de Maxwell —, depois deste ter sido fotografado em 2010 à porta da mansão de Epstein. André foi posteriormente acusado por Virginia Roberts de ter tido relações sexuais com ela pelo menos três vezes entre 2001 e 2002, altura em que a mulher ainda seria menor. Há cerca de um mês, o Departamento da Justiça dos EUA formalizou um pedido às autoridades do Reino Unido para que André seja ouvido pelas autoridades norte-americanas. No ano passado, o duque abandonou todos os deveres reais na sequência de uma desastrosa entrevista à BBC.

Autoridades dos EUA formalizam pedido para ouvir príncipe André no caso de Jeffrey Epstein

Jeffrey Esptein suicidou-se em agosto de 2019 na prisão, onde estava detido há mais de um mês. O milionário norte-americano era suspeito de controlar um esquema de tráfico sexual e aguardava julgamento por abuso e tráfico de menores. Na altura em que foi detido, a polícia encontrou diversas fotos de raparigas nuas na sua mansão em Nova Iorque. Se tivesse sido condenado, poderia atingir até 45 anos de pena de prisão.