A China juntou-se ao seleto grupo de países com missões espaciais enviadas a Marte, depois de ter lançado com sucesso a sonda Tianwen-1 esta quinta-feira. Esta é a primeira vez que o gigante asiático desenvolve sozinho, e com sucesso, uma missão deste tipo.

O lançamento da sonda Tianwen-1 (que significa “Perguntas ao Céu” e remete para um poema do século III a.C.) aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira e prevê-se que apenas em fevereiro de 2021 consiga aterrar em Marte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com um artigo escrito na revista Nature por quatro dos cientistas envolvidos no desenvolvimento desta missão, depois de aterrar em Marte a sonda Tianwen-1 terá autonomia para funcionar durante 90 dias marcianos — ou seja, um período mais longo do que uma igual quantidade de dias terrestres.

A sonda Tianwen-1 (que foi lançada pelo foguetão, Longa Marcha-5, cujo nome homenageia um dos movimentos militares basilares de Mao Tsé-Tung) leva a bordo um satélite, além de um veículo espacial equipado com câmaras (uma de média-resolução e outra HD), tal como detetores de partículas e matéria energética, entre outros.

“A principal tarefa do Tianwen-1 é desenvolver um reconhecimento global e extenso de todo o planeta utilizando o satélite, enviando o veículo espacial para explorar locais de interesse científico onde possa desenvolver investigações pormenorizadas com grande eficácia e resolução”, escrevem os cientistas W. X. Wan, C. Wang, C. L. Li e Y. Wei.

O lançamento de uma missão a Marte tem sido parte do leque de ambições a cumprir por parte da China. A primeira tentativa aconteceu em 2011, numa parceria com a Rússia. Porém, dessa vez, o lançamento não teve sucesso e o foguetão (que levava a bordo um satélite chinês e um veículo espacial russo) acabou por se despenhar.

A primeira missão a conseguir aterrar com sucesso em março foi da responsabilidade da União Soviética. Aconteceu a 28 de maio de 1971, mas foi um relativo sucesso — isto porque, depois da transmissão de uma imagem apenas parcial, o contacto com a sonda foi perdido em 14 segundos e meio. Depois dessa missão, os EUA conseguiram que a sua primeira sonda aterrasse em Marte a 20 de agosto de 1975.

Este domingo, os Emirados Árabes Unidos enviaram a sua primeira missão a Marte, sendo que esta, se conseguir chegar ao destino, será composta apenas por um satélite. Desta forma, se a missão chinesa tiver sucesso, a China será o terceiro país do mundo a conseguir colocar um veículo espacial em solo marciano.

Líderes da missão dos Emirados a Marte: “Se me dissessem há 7 anos que estaríamos ao lado da China e EUA não acreditaria”