As Linhas Aéreas de Moçambique, em parceria com as gasolineiras Puma e a Petromoc, anunciaram esta segunda-feira um voo, de tarifas especiais, para o repatriamento de cidadãos moçambicanos retidos em Lisboa face à Covid-19, informaram esta segunda-feira as entidades.

Este voo, em condições atuais, teria um custo elevado para os passageiros e estas pessoas que nós estamos a tentar ajudar não teriam condições para comprar os bilhetes”, declarou Daniel Correia, diretor-geral da Puma em Moçambique.

O voo sai de Lisboa na terça-feira e o bilhete custa 61 mil meticais (736 euros), contra os mais de 130 mil meticais ( mais de 1.500 euros) que tem sido cobrados neste período da Covid-19, segundo Daniel Correia.

Os voos regulares diretos (feito pela TAP) que se realizavam entre Maputo e Lisboa foram suspensos em março e não foram reatados, nem houve outros em sua substituição, acontecendo apenas voos autorizados caso a caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O custo da operação rondam os 3 milhões de meticais [36 mil euros ], só para o combustível, mas há outros custos associados”, declarou o diretor-geral da Puma.

O voo, fretado pela LAM e com capacidade para levar 275 pessoas, vai também levar passageiros de Maputo para Lisboa.

Para a aquisição do bilhete, os clientes devem ser devem ter nacionalidade do país ou espaço fronteiriço de destino.

Embora envolva custos para os passageiros, o voo é descrito como humanitário pelos organizadores, que justificam o termo com a redução dos custos das passagens.

Sem a ajuda destas empresas, as passagens deste voo teriam um custo que muitos não ririam conseguir pagar”, concluiu Daniel Correia.