Mais de 20 pessoas que estiveram em contacto com Donald Trump, ou que assistiram a eventos da campanha presidencial na semana passada, testaram positivo ao novo coronavírus, de acordo com o New York Times.

O jornal faz um mapeamento das viagens de Donald Trump e dos contactos que teve de 25 de setembro a 1 de outubro, identificando quem foi infetado e quem escapou em cada momento.

Além de Trump e Melania, que anunciaram estarem infetados na passada sexta-feira, e da assessora Hope Hicks, que fez, antes disso, “disparar os alarmes” na Casa Branca, foram desde então identificados outros sete membros do staff da Administração Trump, entre os quais cinco assessores de imprensa.

Casa Branca não está a rastrear os contactos de Trump

O New York Times sublinha, no entanto, que o surto já vai bem para lá do círculo mais próximo do presidente americano. Há ainda um senador do Utah, Mike Lee, e outro do Carolina do Norte, Thom Tillis, o gestor de campanha de Trump, Bill Stepien, a presidente do Comité Nacional Republicano, Ronna McDaniel, a conselheira Kellyanne Conway e o político e comentador republicano Chris Christie.

Mas não só, estão em causa também uma alta patente da marinha e outro militar, um pastor evangelista e um padre católico (presidente de uma universidade em Indiana) e quatro jornalistas, incluindo Michael D. Shear, correspondente do New York Times na Casa Branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR