O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) informou esta segunda-feira que, na sequência de um surto de Covid-19 no piso oito do internamento de Cirurgia, realizou entre sábado e domingo 84 testes que se revelaram todos negativos.

Na sexta-feira foram detetados um total de oito doentes e três profissionais positivos, tendo o IPO-Porto procedido à realização de testes a todos os doentes internados nas áreas de Cirurgia do Edifício A para “uma maior garantia de segurança”.

Fonte do IPO-Porto referiu que todos os doentes que testaram positivo já foram transferidos para o hospital da respetiva área de residência, onde serão acompanhados até reunirem de novo condições para continuar o seu tratamento ou acompanhamento no IPO.

Disse também que está em curso a averiguação dos potenciais elos de ligação entre os casos detetados, de forma a identificar a origem deste surto.

Em declarações à Lusa, na sexta-feira, o conselho de administração do IPO-Porto especificou que “o primeiro caso foi detetado na quinta-feira num doente que revelou febre e sintomas respiratórios suspeitos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já “um segundo doente internado nesse piso foi testado no contexto de atuação de rotina como preparação para procedimento diagnóstico”.

Tendo ambos os testes sido positivos para Covid-19 e tratando-se de doentes do mesmo piso, foi de imediato decidido testar todos os doentes, assim como os profissionais com os quais tinham contactado, em estreita colaboração entre a Comissão de Controlo de Infeção (GCL-PPCIRA) e o Gabinete de Medicina do Trabalho”.

Na sequência dessa testagem foram identificados um total de oito casos positivos em doentes e mais três em profissionais.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 3.897 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.