790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Marcelo preocupado com abstenção pandémica mas garante que "não deslegitima" próximo Presidente

Este artigo tem mais de 3 anos

Fora do terreno, candidato teme abstenção. Com a pandemia a mandar ficar em casa exceto no dia 24, o valor pode vir a ser histórico. Seja como for não macula quem se seguir em Belém, defende-se.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tira uma selfie com utentes durante a visita ao Centro Paroquial, em Martim Longo, Alcoutim, 13 de setembro de 2020. LUÍS FORRA/LUSA
i

Não há abraços, caça-se com selfies à distância. Mas em campanha ainda não se viu nada do político que as institucionalizou.

LUÍS FORRA/LUSA

Não há abraços, caça-se com selfies à distância. Mas em campanha ainda não se viu nada do político que as institucionalizou.

LUÍS FORRA/LUSA

A 7 de dezembro de 1980, três dias depois de ter morrido o primeiro-ministro Sá Carneiro quando se deslocava para uma ação da campanha presidencial, o país registou a taxa de abstenção mais baixa de sempre numa corrida a Belém: 15,61%. Uma miragem numa altura em que metade da população recenseada fica em casa, mesmo quando lhe é pedido o contrário. E as eleições do dia 24 trazem um problema adicional, acontecem em pleno confinamento geral por causa da pandemia e a abstenção pode ser ainda mais expressiva. E se for a pior de sempre, acima dos 60%, o vencedor tem menos legitimidade? Não, argumenta o candidato melhor colocado nesta corrida.

“Não deslegitima. Em democracia as abstenções fazem parte do processo”, assegura ao Observador Marcelo Rebelo de Sousa que parte em vantagem nas sondagens e no reconhecimento público fruto de uma longa vida de atividade política intensa — no PSD ou no comentário político –, mas também dos últimos cinco anos de Presidência. Ironicamente, “o Presidente dos afectos” recandidata-se com a prática dos afectos em baixa, ou pelo menos a sua demonstração. O distanciamento físico obrigatório e a proibição de ajuntamentos são especialmente nocivos para um candidato que faz do contacto mais próximo a sua principal arma política — e que nesta eleição não terá. E, além disso, no dia dos votos as limitação podem desmobilizar das urnas.

A história tem mostrado uma abstenção nas Presidenciais sempre crescente que, desde que bateu nos 50% (em 2001, na reeleição de Jorge Sampaio), apenas por uma vez se distanciou desse valor: na primeira eleição de Cavaco Silva, em 2006, tendo ficado em 38,37%. Esse ano a campanha presidencial foi muito disputada, com o PS dividido entre o candidato apoiado oficialmente, Mário Soares, e Manuel Alegre, e quando a disputa aquece, mais o eleitorado se mexe. Rima e tem mais prática a demonstrá-lo, basta olhar para o que aconteceu em 1986.

Desta vez a disputa também é grande, mas a pandemia é “uma situação tão anómala” que Marcelo Rebelo de Sousa nem arrisca previsões, apenas avisa que é “na situação de dupla crise que é mais importante e intervenção política” e por “dupla” entende a crise sanitária e as crises económica e social que dela decorrem.

Num cargo onde o poder de influência é uma arma de peso na relação com o Governo, Marcelo Rebelo de Sousa afasta que uma fraca participação eleitoral possa tirar força ao mandato do eleito. Prepara o seu próprio caminho e assegura que a leitura que faz é que uma abstenção ainda mais reforçada do que a pior de sempre — e foi em 2011, na reeleição de Cavaco Silva, cinco anos antes da candidatura de Marcelo — “não deslegitima”.

Certo de que este é o adversário mais traiçoeiro que terá pela frente, o candidato evita imediatamente que este raciocínio sirva — também ele — para desmobilizar eleitores. O “está ganho” é um inimigo perigoso e Marcelo avisa que “quem quer fortalecer a democracia e aumentar a influência em tempo de crise, é votar”. “Tem sete razões diferentes”, diz apontando não só para si como para os adversários que se alinham nessa corrida.

Quando a maioria dos portugueses estiver a votar, Marcelo estará a percorrer os mais de 400 quilómetros que separam Celorico de Basto (onde está recenseado e vai votar) da sua casa em Cascais (onde acompanhará a noite eleitoral). Teme a abstenção, mais do que qualquer adversário e sabe que é ela que pode determinar se conseguirá estar mais próximo dos 60% que as sondagens indicam, ou mais colado aos 2,4 milhões de votos que arrecadou em 2016, vencendo as eleições com 52%. Nesse dia, há cinco anos, a abstenção foi de 48,66%, mas desta vez tem um adversário à direita, ao contrário do que aconteceu então.

Marcelo está também convencido, segundo sabe o Observador, que a campanha não tem uma influência decisiva nestas eleições. O candidato acredita que quem estava indeciso já orientou o seu voto há um mês e já tem a cabeça feita para um dos sete candidatos ou para nenhum. Isto, mesmo quando é confrontado pelos seus mais próximos com a sua prestação nos debates, nomeadamente frente aos adversários mais diretos (Ana Gomes e André Ventura). Pode ter-se saído bem, mas o Presidente-candidato mantém que nesta fase já não há muito a alterar. Uma tese ou um baixar de expectativas na defensiva?

A sua campanha tem sido, já se sabe, inexistente, e só promete ganhar alguma forma na recta final do período oficial (para a semana), ou seja, com iniciativas que não passem por debates ou entrevistas, ambientes mais controlados para qualquer político mais experiente e hábil. Certo é que os imprevistos de campanha também não têm grande terreno para se atravessarem no caminho de qualquer um dos candidatos no atual contexto.

Bom, para Marcelo a sua rotina de testagem para o SARS-CoV-2 (que cumpre, em média, de dois em dois dias antes de fechar a sua agenda presidencial) tem trazido sobressaltos suficientes, mas isso são contas de outro rosário. Ou do mesmo, já que o têm mantido afastado de um terreno pouco propício à sia prática de eleição, os tais afectos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora