A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) considera que a decisão governamental de impedir as aulas à distância de forma generalizada “fere a liberdade de ensinar e aprender”.

A associação enviou uma carta às escolas associadas indicando que manifestou a sua posição face a esta matéria numa missiva dirigida ao Ministério da Educação, defendendo que “não está em causa, obviamente, nenhuma decisão que visa a imprescindível contenção e retração desta pandemia”, mas sim medidas que impeçam de cumprir liberdades de ensinar e de aprender.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o encerramento das escolas de todos os níveis de ensino durante 15 dias para tentar travar os contágios pelo novo coronavírus.

As aulas foram suspensas e os 15 dias de interrupção serão compensados noutro período de férias.

Por um lado, e de novo, toda esta circunstância se deve a um vírus que ultrapassa as nossas vontades. Mas a nossa vontade já deu mostras de ser capaz — muito capaz — de ultrapassar aquilo a que um vírus nos poderia resignar. Por outro e desta feita, alguns contornos desta circunstância devem-se a uma decisão governamental que parece querer ultrapassar a nossa legítima vontade”, escreve a APEC na carta dirigida às suas escolas católicas associadas e à qual a Lusa teve acesso.

Em declarações à Lusa, o presidente da APEC, Fernando Magalhães, explicou que a medida governamental de suspensão das aulas por um período de 15 dias tornando-a obrigatória para todas as escolas, públicas e privadas, não se coaduna com a autonomia dos estabelecimentos não-estatais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No quadro da autonomia das escolas não estatais tudo concorre para que esta nossa certeza de que nos foi vedado um direito de ter continuidade letiva”, disse.

As escolas, adiantou, estão a cumprir integralmente o que foi determinado mantendo algumas, tal como já o faziam noutras interrupções letivas, o contacto com os alunos através, por exemplo, de atividades ludo didáticas.

Na carta enviada às escolas associadas, a APEC diz que a decisão governamental “parece querer ultrapassar” a vontade das escolas.

Mas os nossos ideários e as nossas práticas já deram evidentes mostras de que não é uma tal abusiva vontade que nos levará, em circunstância alguma, a uma silenciosa resignação”, escreve a APEC.

A decisão também recebeu críticas da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) que discorda da obrigatoriedade de suspensão das aulas não mantendo o ensino em regime à distância.

Portugal registou hoje 291 mortes relacionadas com a Covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 10.765 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.