A espera acabou. Feitas as contas, a nova colheita do icónico Barca-Velha chega ao mercado quase um ano depois da data inicialmente prevista. Primeiro foi a pandemia a atrasar o lançamento da colheita de 2011, depois coube à Sogrape adiar a comercialização do vinho após uma “operação de rearrolhamento”, uma decisão tomada apenas “como medida de precaução”. A situação está finalmente resolvida e o vinho chega ao mercado em abril de 2021.

Depois do rearrolhamento efetuado em setembro, o vinho tem demonstrado uma excelente evolução, estando já a revelar em pleno o seu bouquet”, esclarece o enólogo Luís Sottomayor num comunicado divulgado à imprensa.

A colheita de 2011 foi apresentada em setembro último, apesar do lançamento inicialmente previsto para maio, com Luís Sottomayor a descrever o vinho como “um leão” e o “rei da selva”.

Chega ao mercado o novo Barca-Velha, colheita de 2011. “É o leão da selva”

O rótulo em questão nasce apenas em anos considerados excecionais. Ainda assim, desde 1952 já se contam uns quantos. Este é o 20º Barca-Velha da história, número que inclui o misterioso ano de 1955, que em 2017 ficou confirmado tratar-se efetivamente de uma referência da casa. Os 20 rótulos foram concebidos por três enólogos, incluindo o pioneiro Fernando Nicolau de Almeida, que chegaram a trabalhar todos juntos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR