Torre Eiffel, Portas de Brandemburgo, Atomium e a Catedral de Münster. Estes são alguns dos monumentos na Europa que ficaram cobertos de neve após as tempestades que têm afetado o continente durante a semana.

Na Alemanha, a neve chegou mesmo a comprometer a circulação dos transportes públicos e as estradas. Na A2, a Autobahn que liga Berlim à cidade de Oberhausen (no oeste do país), a neve impediu a circulação e obrigou a que os condutores passassem a noite de segunda para terça-feira dentro dos carros. As autoridades alemãs tiveram de intervir, oferecendo cobertores e limpando as estradas o mais rapidamente possível, conta a Reuters. O mau tempo (e também a pandemia) levou mesmo a que o ministro dos Transportes alemão, Andreas Scheuer, apelasse a que os alemães evitassem deslocações. 

O Instituto de Meteorologia daquele país anunciou mesmo que o mês de fevereiro está a ser o mais frio desde 2012. A vaga de frio também chegou aos vizinhos Bélgica e Países Baixos, que têm sofrido com as temperaturas baixas e a neve. A tempestade Darcy obrigou a que alguns voos fossem cancelados. A rede de comboios holandesa também esteve sem funcionar na segunda-feira (incluindo os transfronteiriços com destino à Alemanha).

Paris também acordou esta quarta-feira pintada de branco — e, obviamente, a Torre Eiffel não escapou. Atualmente em obras, os trabalhadores que estão a recuperar o monumento (no âmbito da celebração dos Jogos Olímpicos de 2024) tiveram mesmo de queimar o gelo na superfície metálica com uma espécie de maçarico. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas não foi só Paris a única região afetada pelo mau tempo. Também na Normandia e na Bretanha, onde não costuma nevar, a vaga de frio trouxe uma tempestade de neve, que cortou as estradas, de acordo com a Associated Press.

O Reino Unido também está a ser afetado pelo frio e pela neve, ou pela “A Besta do Leste” II (numa referência a um forte nevão que caiu no país em 2018).  A Escócia foi a área mais afetada, onde foram registados 16,7 graus negativos na terça-feira — a temperatura mais baixa em todo o território britânico desde dezembro 2010. De acordo com a BBC, até o processo de vacinação contra a Covid-19 tem sido adiado devido às condições atmosféricas adversas.

Mais a leste, na República Checa, o centro histórico de Praga também ficou coberto de branco. A estada D8, que liga a capital checa à Alemanha, esteve encerrada na segunda-feira devido ao mau tempo.