O papa Francisco nomeou Luiz Fernando Lisboa, que era desde 2013 bispo da diocese de Pemba, norte de Moçambique, como bispo de Cachoeiro de Itapemirim, no Brasil, anunciou esta quinta-feira a Conferência Episcopal de Moçambique.

A entidade eclesiástica diz-se agradecida por ter contado “desde o ano 2013 até há bem pouco tempo” com um “grande missionário do Brasil como bispo” na província de Cabo Delgado, lê-se em comunicado.

Luiz Fernando Lisboa regressa ao seu país de origem depois de ter sido uma das vozes mais ativas a nível local e internacional na crise humanitária vivida no norte de Moçambique devido aos ataques de grupos armados naquela região rica em gás natural, mas onde grassa a pobreza.

Segundo referiu esta quinta-feira fonte diocesana à Lusa, Luiz Fernando Lisboa encontra-se no Brasil e deverá voltar a Pemba no final do mês para as despedidas. O papa Francisco nomeou, entretanto, António Juliasse Ferreira Sandramo, bispo auxiliar de Maputo, como administrador apostólico de Pemba. 

A violência armada na província nortenha de Moçambique, onde se desenvolve o maior investimento multinacional privado de África, para a exploração de gás natural, está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 560 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba. Algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo jihadista Estado Islâmico desde 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR