790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A razão de Ancelotti: Liverpool perde quarto jogo seguido para a Premier e cai em casa com o Everton mais de 20 anos depois

Este artigo tem mais de 3 anos

Ancelotti tinha lançado os dados e ganhou a aposta: Everton venceu em Anfield pela primeira vez desde 1999 e o Liverpool sofreu 4.ª derrota seguida na Premier (0-2), podendo ficar a 19 pontos do City.

FBL-ENG-PR-LIVERPOOL-EVERTON
i

O capitão Jordan Henderson saiu lesionado ainda durante a primeira parte

POOL/AFP via Getty Images

O capitão Jordan Henderson saiu lesionado ainda durante a primeira parte

POOL/AFP via Getty Images

Outubro de 2010, Goodison Park. O Everton de David Moyes recebia o Liverpool de Roy Hodgson. De um lado, estavam nomes como Tim Howard, Phil Neville e Yakubu; do outro, Raúl Meireles, Steven Gerrard e Fernando Torres. Tim Cahill abriu o marcador na primeira parte, Mikel Arteta (o atual treinador do Arsenal) aumentou a vantagem na segunda. Foi a última vez que o Everton venceu o dérbi de Merseyside ao Liverpool. 

Setembro de 1999, Anfield. O Liverpool de Gerárd Houllier recebia o Everton de Walter Smith. De um lado, estavam nomes como Jamie Redknapp, Robbie Fowler e Michael Owen; do outro, Richard Dunne, Abel Xavier e John Collins. Kevin Campbell fez o único golo do jogo logo ao quarto minuto e sentenciou uma partida em que os reds acabaram com nove jogadores. Foi a última vez que o Everton venceu o dérbi de Merseyside ao Liverpool em Anfield. 

A primeira seca já tem quase 11 anos, a segunda já leva praticamente 22 anos. Este sábado, Carlo Ancelotti acreditava que podia comprar uma espécie de pacote dois por um e entrar os livros de história recente do Everton. “Claro que queremos ganhar cada dérbi. Há já muito tempo que o Everton não venceu um e a melhor altura pode ser amanhã. Pode ser, mas dependerá do que faremos em campo e apenas disso. Penso que não estamos pressionados. Estamos melhor agora do que no ano passado, por isso, acho que temos oportunidade de conseguir um resultado positivo”, disse o treinador italiano na antecâmara da partida, sem referir o momento mais complicado que o Liverpool atravessa a tê-lo claramente no subsconsciente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Liverpool chegava ao dérbi do rio Mersey depois de três derrotas consecutivas para a Premier League, contra Brighton, Manchester City e Leicester, e já fora dos cinco primeiros lugares da tabela. A meio da semana, porém, a equipa de Jürgen Klopp alcançou uma vitória importante para a Liga dos Campeões, ao bater o RB Leipzig, e arrecadou alguma bagagem positiva para receber o Everton este sábado. Ainda com uma lista impressionante de baixas devido a lesões, o treinador alemão já podia contar com Naby Keita, que recuperou, mas mantinha-se sem Fabinho, James Milner e Diogo Jota, três nomes que devem voltar às opções nas próximas semanas. Assim, e tal como tem sido habitual, Henderson era adaptado a central ao lado do reforço Ozan Kabak e Curtis Jones fazia companhia a Wijnaldum e Thiago no meio-campo. Do outro lado, André Gomes, James e Richarlison eram titulares, com Calvert-Lewin a começar no banco.

O Everton começou o jogo praticamente a ganhar. Logo ao terceiro minuto, depois de alguns ressaltos em que o Liverpool não conseguiu ser mais forte, James recuperou a bola e tirou um passe em profundidade para as costas da defesa dos reds. Richarlison ganhou na velocidade, não acusou o acompanhamento de Kabak e atirou cruzado para bater Alisson (3′). O avançado brasileiro voltava aos golos na Premier League, sendo que não marcava há 12 jornadas. Depois de abrir o marcador, o Everton recuou de forma natural e ofereceu a iniciativa ao Liverpool, que foi tentando chegar ao empate: Henderson rematou de primeira para uma enorme defesa de Pickford (20) e Trent Alexander-Arnold, logo depois, também tirou um pontapé de fora de área para outra defesa apertada do guarda-redes inglês (21′).

Durante este tempo, porém, era possível perceber qual é, nesta altura, o grande problema de Jürgen Klopp. Face às lesões dos centrais titulares — Van Dijk, Joe Gomez e Matip — e até do jogador que mais facilmente é adaptado à posição, Fabinho, o treinador alemão tem sido forçado a recuar o capitão Henderson para o eixo defensivo. Ora, o problema é que, ao tirar Henderson no meio-campo, Klopp perde o pêndulo que foi crucial na época passada, perde a solidez defensiva e o critério ofensivo. No setor intermédio, porém, a solução encontrada pelo técnico mantém-se algo incompreensível e com poucos frutos: Wijnaldum joga a ‘6’ e Thiago mais à frente, a ‘8’, ficando a ideia de que o contrário seria mais produtivo, entre o caráter mais defensivo do espanhol e a influência ofensiva do holandês. No meio disto tudo, contudo, era claro que ter Henderson, fosse ou fosse, era sempre melhor do que não o ter. Mas o azar, esta época, tem mesmo sido o grande adversário do Liverpool.

Ainda antes de estar cumprida a meia-hora inicial, Henderson sofreu uma dor muscular durante uma aceleração e caiu de imediato no chão. Klopp sorriu de forma irónica, consciente de que tinha acabado de perder o capitão, o médio inglês ainda voltou ao relvado mas acabou por não aguentar. Saiu e foi substituído pelo jovem central Nathaniel Phillips. Pouco depois, Coleman esteve perto de aumentar a vantagem, ao cabecear na sequência de um cruzamento de Digne (33′), e o recém-entrado Phillips teve na cabeça a última oportunidade do Liverpool na primeira parte, com um desvio à malha lateral depois de um livre (28′). Os reds iam para o intervalo com mais posse de bola e mais remates — mas o Everton estava a ganhar bem porque estava a defender bem, a ser mais forte fisicamente no meio-campo e totalmente eficaz no ataque.

No início da segunda parte, nenhum dos treinadores fez alterações mas Klopp protagonizou um momento curioso: já depois de os jogadores realizarem um pequeno exercício de reativação muscular, junto à linha lateral, o treinador entrou no relvado, juntou a equipa e ainda deu algumas indicações, terminando o que tinha acabado de dizer no balneário. A primeira ocasião mais relevante do segundo tempo foi do Liverpool, com um cabeceamento de Mané para as mãos de Pickford (47′), e ficava a ideia de que os reds tinham regressado melhor do intervalo. O Everton não pressionava alto e preocupava-se principalmente com a defesa da profundidade e das costas da defesa, com a linha mais recuada a movimentar-se em bloco e sempre alinhada com a baliza.

Mané, com outro cabeceamento mas desta feita por cima da trave (50′), voltou a ameaçar a baliza dos toffees mas o Everton começou a afastar a pressão mais intensa depois dos 10 minutos iniciais da segunda parte, espaçando os setores sem nunca agitar o bloco defensivo. Carlo Ancelotti mexeu pela primeira vez à passagem da hora de jogo, ao trocar André Gomes (que já tinha cartão amarelo) por Sigurdsson, e parecia ter o objetivo de ajudar a equipa a resguardar a bola sempre que a conseguia ter. O treinador italiano lançou Calvert-Lewin logo depois, tirando James, e Klopp respondeu com a entrada de Shaqiri para o lugar de Curtis Jones.

Até ao fim, o Liverpool continuou a ter mais bola e a estar sempre mais perto da área de Pickford mas não conseguia criar verdadeiras ocasiões de perigo, permanecendo sempre algo apático e sem os níveis competitivos exigidos. O Everton foi gerindo o resultado, sempre com especial atenção à defesa da profundidade, e acabou por garantir a vitória graças a uma grande penalidade cometida por Alexander-Arnold sobre Calvert-Lewin e convertida por Sigurdsson (83′). Carlo Ancelotti, na antevisão, tinha razão: o Liverpool perdeu o dérbi de Merseyside em casa pela primeira vez desde 1999, perdeu com o Everton pela primeira vez desde 2010 e perdeu pela quarta vez consecutiva na Premier League, podendo agora ficar a 19 pontos da liderança do Manchester City.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora