São para já os 100 candidatos conhecidos e já homologados às próximas eleições autárquicas de 2021. Os 77 presidentes de Câmara em funções e outras 23 personalidades que se candidatam pela primeira vez nestas eleições. Destaque para a candidatura de Bruno Fernandes a Guimarães, Nelson Batista a Loures e de Bruno Vasconcelos no Seixal, tal como o Observador tinha antecipado.

Há outros dados curiosos: Bruno Vitorino, antigo líder do PSD/Setúbal e um dos maiores críticos de Rui Rio, vai ser candidato ao Barreiro. Sem surpresa, Carlos Carreiras também será recandidato à Câmara Muncipal de Cascais, apesar de estar há muito em rota de colisão com Rui Rio.

Ainda antes da apresentação dos candidatos, na sede do partido em Lisboa, José Silvano, secretário-geral do PSD, garantiu que a direção do partido assumirá “todas as responsabilidades públicas” pelos resultados eleitorais com “todas as consquências políticas” que daí advenham.

O dirigente social-democrata comprometeu-se mais uma vez que o partido terá fechado o processo até 31 de março e deixou uma certeza: o núcleo duro de Rui Rio está diretamente empenhado na gestão deste dossiê e não está a fazer um “trabalho passivo” ou “burocrático de receber candidaturas”, sem “um juízo crítico”. “Assumimos as nossas responsabilidades”, repetiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mesmo dizendo que a grande maioria dos processos serão consensualizados entre a direção e as estruturas locais, José Silvano admite que pode haver cerca de dez casos em que a direção pode vir a impor um candidato contra a vontade da concelhia e/ou distrital, como aconteceu em Coimbra, por exemplo.

Alguns dos novos candidatos do PSD às próximas autárquicas:

Alcochete – Pedro Louro
Almada – Nuno Matias
Barreiro – Bruno Vitorino
Moita – Luís Nascimento
Montijo – João Afonso
Palmela – Paulo Ribeiro
Santiago do Cacém – Luís Santos
Seixal – Bruno Vasconcelos
Sesimbra – Francisco Luís
Arruda dos Vinhos – Hélder Carvalho
Azambuja – Rui Corça
Manteigas – Nuno Soares
Alcanena – Rui Anastácio
Cabeceiras de Basto – Manuel Teixeira
Guimarães – Bruno Fernandes
Castelo de Paiva – José Duarte de Sousa Rocha
Góis – Rui Sampaio
Penacova – Álvaro Coimbra
Loures – Nelson Batista
Moimenta da Beira – Jorge Costa
Oliveira de Frades – João Valério
Penedono – Cristina Ferreira
Torres Novas – Tiago Ferreira

Entre os autarcas que se recandidatam, destaque para Ribau Esteves (Aveiro), Emídio Sousa (Santa Maria da Feira), Salvador Malheiro (Ovar), Ricardo Rio (Braga), Benjamim Pereira (Esposende), Paulo Cunha (Famalicão), Hernâni Dias (Bragança), Rogério Bacalhau (Faro), Carlos Carreiras (Cascais), Ricardo Gonçalves (Santarém) e António Silva Tiago (Maia).