O Banco Mundial considerou esta sexta-feira que a economia de Moçambique deve continuar em recessão este ano, caindo 0,8% do PIB, depois de no passado ter sofrido uma queda de 1,3%, recuperando apenas em 2022.

“A economia de Moçambique deve continuar a recuperar gradualmente, mas continua a haver riscos descendentes substanciais devido à incerteza sobre o rumo da pandemia de Covid-19″, lê-se na mais recente análise do Banco Mundial à economia moçambicana, divulgada esta sexta-feira em Washington.

Apesar de a economia ter registado a primeira contração em 2020 em quase três décadas, o crescimento deverá recuperar a médio prazo, chegando a crescer 4% em 2022″, acrescenta-se no texto.

O relatório nota que “a perda de empregos e o fecho de empresas, apesar de significativo, foi comparativamente mais baixo do que nos países comparáveis”.

Elogiando o Governo pelas “medidas rápidas”, não só a nível sanitário, mas também económico e monetário, o relatório defende um fortalecimento das medidas adotadas durante a primeira vaga, para terem o mesmo efeito positivo durante a segunda vaga da pandemia.

Para além das medidas de apoio à economia, nomeadamente aos trabalhadores que se movimentam na economia informal, o relatório defende ainda a necessidade de avançar nas reformas estruturais, apontando que na fase de recuperação da pandemia, “as políticas focadas na transformação económica e criação de empregos, especialmente para os mais jovens, serão críticas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR