Os planos do executivo cascalense dependem daquilo que for anunciado por António Costa na próxima quinta-feira, mas já estão em parte definidos. Carlos Carreiras levantou um pouco o véu num direto no Facebook e enunciou “quatro eixos” para esse plano. A autarquia vai apostar numa testagem massiva, reforçar as equipas de acompanhamento de doentes Covid-19, aumentar a capacidade de isolamento e reforçar os grupos técnicos para estudar a população infetada. Antes disso e depois de alguns percalços com a vacinação no concelho, a autarquia assume a tarefa de contactar a população para ser vacinada já na segunda-feira.

Para deixar claro que não há como “meter cunhas”, Carlos Carreiras frisou várias vezes que as “listagens de pessoas a vacinar são criadas pelo ACES Cascais” e que o município nada pode alterar nas pessoas a serem chamadas para vacinação nem o tempo que essa convocatória demorará. Há poucos dias ocorreu um ajuntamento significativo de pessoas junto ao centro de vacinação depois de terem sido convocadas todas para a mesma hora. Ao Observador fonte da autarquia explica que as boas relações com o ACES Cascais levaram a que a opção sugerida pelo Executivo, de fazer o contacto com a população e respetivo agendamento da vacinação, tivesse sido bem aceite.

Por isso, a partir da próxima segunda-feira serão funcionários da autarquia a contactar os cascalenses selecionados como prioritários pelas autoridades de saúde para a vacinação de modo a agilizar horários e tentar impedir novos ajuntamentos de pessoas.

Já no que diz respeito ao plano de desconfinamento local, a autarquia quer intensificar a testagem nas instituições de ensino e irá continuar com o CovidBus que percorre os bairros sociais do concelho, para garantir que os casos positivos são identificados “o mais rapidamente possível”. Na capacidade que há de as autoridades de saúde acompanharem os casos positivos da Covid-19 e as pessoas que a longo prazo ainda sofrem com os efeitos da doença, Cascais conta com alguns funcionários da autarquia para o reforço. O município deu formação durante três semanas a alguns funcionários que estavam em teletrabalho para poderem reforçar as tradicionais equipas de saúde responsáveis por essas tarefas e serão elas que continuarão a apoiar as equipas de saúde na nova fase da pandemia com a esperada reabertura de alguns setores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR