Milhares de jovens franceses têm viajado até Madrid onde podem gozar de medidas menos restritas face o combate à pandemia, o que tem originado episódios de festas em espaços de alojamento. O El Mundo escreve que, só nas últimas semanas, os voos com origem em França têm vindo a intensificar-se: há quem viaje para passar uma temporada na capital espanhola, há quem, como é o caso da maioria, chegue para apenas para desfrutar de festa e liberdade, com o bilhete de regresso no bolso. O jornal afiança que Madrid converteu-se no destino europeu mais comum considerando todos os voos procedentes de França, seguido de Roma e Barcelona.

Em janeiro e fevereiro de 2021, chegaram a Madrid um total de 60.131 franceses, dos quais 59.197 com bilhetes de regresso. Os dados são do operador aeroportuário espanhol Aena. As viagens aconteceram por via de um dos nove voos que três companhias estão a oferecer diariamente, com os bilhetes a rondar os 50 e os 100 euros. Os números face a igual período do ano passado são, ainda assim, muito diferentes: 305.420 turistas vindos de França nos primeiros dois meses de 2020.

Segundo a análise feita, a procura por Madrid como destino turístico, mesmo em tempos de pandemia, deve-se às restrições impostas por Isabel Díaz Ayuso, à frente da comunidade de Madrid. Enquanto em França existe um recolher obrigatório a partir das 18h, nesta cidade espanhola é possível estar em qualquer estabelecimento até às 23h. O El Mundo assegura mesmo que esta é uma das capitais com as restrições mais flexíveis de toda a Europa.

A situação tem trazido alguns benefícios aos sectores mais afetados pela pandemia, incluindo o hoteleiro, mas tem causado desconforto entre os residentes, devido às preocupações sanitárias e por causa das festas que os turistas têm feito nos respetivos alojamentos. A situação tem dado ainda origem a cenas de embriaguez e de diversão que enchem os telejornais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR