Enquanto que no sábado e domingo passados tinham sido registadas 99 infrações injustificadas de circulação para fora do concelho de residência, neste último fim de semana deu-se um aumento para 119 casos, noticiou a TSF.

Estando a circulação entre concelhos restrita até dia 5 de abril, esta foi a única contraordenação a registar um aumento de casos. De resto, houve menos pessoas a infringir as regras, facto destacado pelo porta-voz da polícia, Nuno Carocha, em declarações à TSF: “É importante que as pessoas se consciencializem que pelo menos até 5 de abril está restrita a circulação no geral, mantendo-se em vigor o dever de recolhimento domiciliário, e em especial a circulação entre concelhos”, declarou o agente.

Em declarações ao Observador prestadas esta quarta-feira, o porta voz da PSP declarou que já se verifica uma maior adesão e cumprimento das normas impostas pelas autoridades, estando ,porém, ainda longe dos níveis alcançados nos primeiros estados de emergência, em que o “susto e sobressalto provocaram o cumprimento imediato das regras”.

“Ninguém é multado por comer sandes ou gomas”

A polícia está, aliás, otimista relativamente ao balanço deste fim de semana, como explica Nuno Carocha:  “Em muitos pontos registámos menos ilícitos“.  O polícia explica que não foram encerrados quaisquer estabelecimentos, apenas sete eventos foram interrompidos — e ainda em fases precoces, sem qualquer registo de ajuntamentos — e apenas uma detenção foi feita de uma pessoa contaminada por Covid-19 (ou suspeita de infeção) por incumprimento do dever de confinamento obrigatório.

A PSP revelou o números de multas levantadas, num total de 642, sendo 349 por circulação injustificada na via pública, 119 por circulação entre concelhos, 36 por falta de utilização da máscara e de distanciamento social na rua e 88 por consumo de álcool na via pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR