A Volkswagen já está a comercializar entre nós o Golf R, a versão mais desportiva do modelo mais popular da marca. Mantém o motor 2.0 com quatro cilindros em linha sobrealimentado, equipado com injecção directa e indirecta, dependendo das condições de utilização para maximizar consumo ou potência, consoante o caso. No final, esta unidade motriz fornece 320 cv e um respeitável binário de 420 Nm logo às 2.100 rpm, que se mantém constante até às 5.350 rpm, o que garante uma generosa elasticidade.

Além do motor e da sua potência, associado a uma caixa de dupla embraiagem e sete velocidades, o Golf R conta com outros trunfos para impressionar os seus utilizadores. A começar pela transmissão integral 4Motion que distribui a potência pelas quatro rodas, estando disponíveis vários programas de condução para adaptar a atitude do desportivo ao tipo de condução. O mais extremo, destinado aos condutores que querem divertir-se ao volante, inclui o modo de condução Drift, de forma a garantir que não faltam ao Golf R as exuberantes ‘atravessadelas’ e derrapagens controladas.

A distribuição do binário pelos dois eixos é assegurada por uma embraiagem multidiscos, que em condições normais garante que 50% da força do motor é colocada em cada um dos eixos. Mas, em caso de falta de aderência, qualquer um dos eixos pode receber até 100% da potência, seja para modular o comportamento ou para perseguir a maior eficácia.

O Golf R pode ser equipado com o pack R-Performance, que acima de tudo garante que os 0-100 km/h continuam a ser cumpridos em 4,6 segundos, mas eleva a velocidade máxima dos 250 km/h da versão normal para 270 km/h. O novo VW Golf R é proposto entre nós por 56.780€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR